Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás - Centro de Ensino e pesquisas aplicadas à educação | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fleury, Eunice Aparecida Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-12T23:18:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-12T23:18:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Projeto de ensino - história da construção de Goiânia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584955 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é um projeto de ensino composto por dois materiais, um direcionado ao professor com um roteiro de aulas em formato de tutorial informal e outro direcionado aos estudantes com um conjunto de atividades de cognição histórica sobre a História da construção de Goiânia. Tal produto foi desenvolvido e aplicado em duas escolas campo da Rede Municipal de Educação de Goiânia durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2019. O produto final fruto da pesquisa e aplicação do Produto Educacional é a dissertação “História da construção de Goiânia: projeto de ensino para o 5º ano do ensino fundamental na perspectiva da Educação Histórica”. Este projeto de ensino tem como fundamentação teórica a Educação Histórica, portanto pretende envolver os educandos na resolução de problemas históricos através de um conjunto de atividades de cognição histórica sobre a História da construção de Goiânia. Dessa forma, espera-se que com o contato e interpretação de fontes históricas de diversos tipos sobre este tema, seja possível desenvolver a percepção de outro tempo e a competência de orientação temporal, estabelecendo relações entre situações passadas, com o presente e com possibilidades de futuro. O projeto de ensino conta então com um conjunto de cerca de 10 aulas, podendo variar de acordo com o desenvolvimento das atividades por cada turma. A coleta de dados ocorreu tanto por meio da observação participante durante as aulas de história, como pelas produções dos educandos nas atividades de cognição histórica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História Local. História da construção de Goiânia. Educação Histórica. Ensino. Cognição Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA: INVESTIGAÇÕES E DESCOBERTAS PARA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em ensino na educação básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Projeto de ensino - história da construção de Goiânia.pdf | Projeto de ensino sobre a História da construção de Goiânia destinado a professores de História que lecionam no 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto conta com um material para o professor em forma de tutorial informal para as aulas e um material para os educandos com uma série de cinco atividades. | 1.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584955/2/Projeto de ensino - história da construção de Goiânia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons