Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MORAES, Silvana Nunes Fontes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T14:31:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T14:31:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silvana Nunes Fontes Moraes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Dissertação de Mestrado busca, de maneira geral, analisar as estratégias e seleções de memória construídas a partir das fazendas e seu potencial pedagógico para aulas de História, que visem “acender o candeeiro”, isto é, despertar um sentimento de identidade e sensibilização em relação aos escravizados e suas heranças para a formação social brasileira. Acender o candeeiro é uma metáfora para repensar formas de abordagem das memórias sensíveis, contidas nesses roteiros. Para alcançar este objetivo, faremos um estudo de caso sobre o roteiro turístico proposto pela Fazenda Santa Eufrásia e as recomendações de um termo de ajustamento de conduta, proposto pelo Ministério Público, tendo em vista os usos do passado empenhados ali e seus fins turísticos e comerciais e os modos pelos quais o professor de história poderia se apropriar da visitação à fazenda em sua aula, ou seja, que o professor se faça autor da aula na medida em que consegue realizar uma avaliação crítica das múltiplas formas de difusão pública da história da região, compreendendo, em que medida é possível “acender o candeeiro” a partir da experiência da visitação a esta fazenda ou outras na região. Neste sentido, apresentamos também uma proposta de formação de professores e um roteiro pedagógico a ser utilizado e adaptado por professores em visitações as fazendas no Vale do Paraíba Fluminense. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vale do Paraíba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escravidão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | pt_BR |
Título: dc.title | Acendendo o candeeiro: Memórias em disputa em uma fazenda do Vale do Paraíba Fluminense e seus usos no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ Silvana N F Moraes.pdf | 489,92 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584930/2/Dissertacao_ Silvana N F Moraes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons