Nossos passos vêm de longe: o ensino de História para a construção de uma Educação Antirracista e Decolonial na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Josiane Nazaré Peçanha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-14T03:46:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-14T03:46:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherJosiane Nazaré Peçanha de Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584922-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo refletir teórico-metodologicamente sobre como o ensino de História pode se desenvolver, junto a alunos da Educação Pública, na Educação Básica, especificamente Educação Infantil, como eixo articulador curricular trans e interdisciplinar, para a promoção do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, na construção de uma Educação antirracista e decolonial. Tem como principais objetos de estudo práxis educativas desenvolvidas por mim e outras professoras negras que atuam na Educação Infantil em unidades escolares públicas de um município Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa é qualitativa, com observações participantes em três realidades educacionais. Surgiram problematizações acerca da importância do ensino de História na construção de uma Educação antirracista e decolonial, assim como a relevância de serem práxis desenvolvidas por professoras negras, como etnoeducadoras. Apresento um produto para essa dissertação como opção metodológica e epistemológica à Mala de Histórias “Nossos passos vêm de longe: quando a História vem de casa” para professores que atuam na educação básica. A mala tem como finalidade principal a valorização dos conhecimentos subalternizados e silenciados na escola, a potencialização do conhecimento das memórias dos membros mais velhos das famílias dos alunos, o currículo escolar e, principalmente, o ensino de História. Apresento e ofereço o produto no domínio da internet: https://www.historiadecasacombr.info/#.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Decolonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleNossos passos vêm de longe: o ensino de História para a construção de uma Educação Antirracista e Decolonial na Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons