Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Josiane Nazaré Peçanha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T03:46:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T03:46:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Josiane Nazaré Peçanha de Souza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo refletir teórico-metodologicamente sobre como o ensino de História pode se desenvolver, junto a alunos da Educação Pública, na Educação Básica, especificamente Educação Infantil, como eixo articulador curricular trans e interdisciplinar, para a promoção do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, na construção de uma Educação antirracista e decolonial. Tem como principais objetos de estudo práxis educativas desenvolvidas por mim e outras professoras negras que atuam na Educação Infantil em unidades escolares públicas de um município Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa é qualitativa, com observações participantes em três realidades educacionais. Surgiram problematizações acerca da importância do ensino de História na construção de uma Educação antirracista e decolonial, assim como a relevância de serem práxis desenvolvidas por professoras negras, como etnoeducadoras. Apresento um produto para essa dissertação como opção metodológica e epistemológica à Mala de Histórias “Nossos passos vêm de longe: quando a História vem de casa” para professores que atuam na educação básica. A mala tem como finalidade principal a valorização dos conhecimentos subalternizados e silenciados na escola, a potencialização do conhecimento das memórias dos membros mais velhos das famílias dos alunos, o currículo escolar e, principalmente, o ensino de História. Apresento e ofereço o produto no domínio da internet: https://www.historiadecasacombr.info/#. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Decolonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Nossos passos vêm de longe: o ensino de História para a construção de uma Educação Antirracista e Decolonial na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Josiane Nazare Pecanha de Souza.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584922/2/Josiane Nazare Pecanha de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons