Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Luciana Nery dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T03:30:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T03:30:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luciana Nery dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584920 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo a proposição de atividades sobre a história dos direitos do trabalho nos séculos XX e XXI para alunos de nível médio da educação de jovens e adultos utilizando fontes históricas. O ponto de partida para a concepção do material foi a análise dos relatos de histórias de vida de trabalhadores que exerceram militância política na primeira metade do século XX. Essas e as outras fontes levantadas possibilitam o estudo não só da luta dos trabalhadores neste período, mas de diversos episódios da história do Brasil e de temas relacionados aos direitos humanos. A opção pelo trabalho com fontes diversificadas possibilita o estímulo à leitura e interpretação de documentos e temporalidades variadas e o reconhecimento do aluno como sujeito ativo na relação de ensino-aprendizagem, e não como mero receptor de conteúdos. Em tempos de mudanças e ressignificações nas relações de trabalho, refletir sobre a história dos direitos do trabalho consiste em tema fundamental para o ensino e a aprendizagem de história. Nessa direção, optamos por percorrer os caminhos da história dos direitos do trabalho privilegiando a análise e crítica documental, atividade essencial para a construção do conhecimento histórico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processos históricos recentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História dos direitos do trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | História dos direitos do trabalho nos séculos XX e XXI: atividades para alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luciana Nery dos Santos.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584920/2/Luciana Nery dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons