
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Leandro da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T03:24:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T03:24:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Leandro da Silva Melo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584919 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Desde a instituição da obrigatoriedade do ensino de história da África, da cultura africana e da contribuição das populações afrodescendentes para a formação do Brasil, na educação básica, com a aprovação da Lei 10.639, em 2003, nota-se um investimento significativo na produção de outra narrativa histórica, que seja capaz de abarcar a complexidade do processo de escravidão moderna. Nessa direção, pretende-se com este trabalho analisar na parte teórica e dissertativa de que modo à temática da História da África e da cultura afro-brasileira tem sido abordada no ensino da história escolar no tempo presente, focalizando textos curriculares produzidos no Rio de Janeiro em circulação na rede estadual de educação, e, que servem de referências para a rede estadual de educação e também aos colégios particulares, bem como o material didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático no Brasil distribuído aos alunos do Ensino Médio, de duas coleções bastante utilizadas por professores no Estado do Rio de Janeiro, em diálogo com a recente produção historiográfica e educacional voltadas a esse assunto. Apresenta-se como um produto final uma atividade pedagógica destinada a turmas do primeiro ano do ensino médio, visando à complementação, ou ampliação de tais conteúdos recorrentes nos currículos escolares, com a finalidade de aprofundamento e enriquecimento do conhecimento dos alunos no que se refere à temática africana e da cultura afro-brasileira. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 10639/2003 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
| Título: dc.title | A História ensinada no tempo presente: O lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Leandro da Silva Melo.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584919/2/Leandro da Silva Melo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons