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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Daisy Floering Brêda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-13T21:41:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-13T21:41:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Daisy | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584916 | - |
Resumo: dc.description.abstract | apresentamos a vocês o produto educacional da minha dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da professora Drª Monique Gabriella Angelo da Silva e coorientação da professora Drª Adriana Cavalcanti dos Santos. Esse material tem como objetivo sugerir, a vocês, professores(as) de Química da educação básica (ensino médio regular ou EJA), uma sequência didática para o ensino de cinética química empregando a proposta de metodologias ativas, rotação por estações. A sequência didática oferecida tem a intenção de estimular uma aprendizagem significativa dos saberes de cinética química, por meio de uma participação ativa dos alunos quando utilizamos tecnologias digitais (vídeos, experimentos e jogos on-lines) como recursos pedagógicos na proposta de rotação por estações. A proposta metodológica de rotação por estações de aprendizagem é um modelo de ensino híbrido, que segundo Moran (2015) é uma metodologia de ensino que se caracteriza por mesclar o ensino presencial com o ensino on-line, não necessariamente o online sendo fora do ambiente da sala de aula, que permite ensinar e aprender de diversas formas, em tempos e espaços variados, unindo as tecnologias digitais com a metodologia de ensino expositiva, o que garante que cada aluno, aprenda no seu ritmo, estilo e tempo. Aplicando essa sequência metodológica, baseada no que Moran considera ensino híbrido, o aluno é o centro do processo de ensino e aprendizagem. E, nós professores, deixamos de ser o centro das atenções e do conhecimento, passando a exercer um papel de colaborador e tutor dos alunos na busca da sua aprendizagem (LIMA, MOURA, 2015). Na estratégia metodológica de rotação por estações, os alunos são divididos em grupos e realizam atividades diferentes dentro da própria sala de aula. Cada espaço, estação de aprendizagem, possui uma atividade independente, não existindo ordem de prioridade nas estações. E, após um determinado intervalo de tempo, estabelecido inicialmente, os grupos de alunos rotacionam pelas estações de aprendizagem até que todos os grupos realizem todas as atividades propostas. Não se preocupe caro (a) professor(a), a metodologia de atividade de rotação por estações permite que o docente elabore quantas estações de aprendizagem desejar. A depender do seu horário disponível, é possível reduzir as estações ou aumentar, ou simplesmente trocar as atividades para alguma da sua preferência, desde que pelo menos uma delas seja on-line para ser caracterizado como ensino híbrido, que o tempo disponibilizado para cada estação seja o mesmo e suficiente para realizar as atividades propostas, e que o objetivo de cada estação de aprendizagem contribua com o objetivo central da aula (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015). Para a sequência aqui apresentada, optamos por manter quatro estações, tendo uma a exibição de um vídeo de curta duração (Draw Chemistry), uma segunda estação o recurso tecnológico digital on-line (Quiz), e uma experimentação para que fosse possível inserir o indicador de alfabetização proposto por Pizarro, 2014, articular ideias, investigar e criar. Nesse sentido, esse trabalho apresenta sugestões de atividades para a rotação por estações, para a rede de educação básica de ensino, do componente curricular de química no conteúdo de cinética química, contudo pode ser adaptado para outras modalidades de ensino ou conteúdos curriculares, de acordo com as atividades que serão propostas pelo professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 595 KB (609.380 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rotação por estações | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática, ensino de: cinética química por rotação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em ensino de ciências e matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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produto educacional - Daisy.pdf | 595,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584916/2/produto educacional - Daisy.pdfDownload |
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