Confeccionando um Biboquê

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense-
Autor(es): dc.contributor.authorBeneques Horowicz, Noemi-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-12T22:21:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-12T22:21:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/via5TN-G-uY-
identificador: dc.identifier.otherAUla Biboquê-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584915-
Resumo: dc.description.abstractCom base na minha experiência como docente de artes visuais para surdos desde 1991, ao longo dos anos de magistério, pude perceber, através de inúmeras observações, leituras, diálogos com colegas e com a comunidade surda, a necessidade de um aprofundamento teórico reflexivo sobre os múltiplos significados das “expressões da criatividade” de estudantes surdos em um espaço escolar democrático, denominado “sala de artes”, local onde o aluno surdo goza de maior liberdade para criar e expressar-se. O trabalho de artes visuais possibilita o intercâmbio com as outras disciplinas, aproximando a compreensão dos conteúdos desenvolvidos nessas aulas, visando a interdisciplinaridade através do fazer artístico, proporcionando aos alunos além da aprendizagem, o seu desenvolvimento integral. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo criar videoaulas explicativas com legendas em Língua Brasileira de Sinais, atuando na produção de conteúdos voltado para sustentabilidade com base no reaproveitamento de materiais para a confecção de brinquedos ou produções artísticas. Desta forma esse estudo pretendeu participar do movimento de novas visões frente à educação inclusiva, estimulando a utilização do potencial criativo e com a preocupação de uma sociedade justa; acreditando serem as escolas espaços importantes para o início da realização destes objetivos. A pesquisa foi qualitativa e temos como produto os registros dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de Artes através das cinco vídeo aulas. A divulgação dos trabalhos foi feita na página do Facebook Criarte Libras e as vídeo aulas com legendas em Libras no YouTube com página de mesmo nome. O estudo em questão, tem como foco a arte-educação no sentido de ajudar no desenvolvimento do discente e a sua formação de um cidadão mais consciente inserido em uma sociedade, incentivando o despertar do criar, inventar, reutilizar e transformar.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypevídeos-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectreaproveitamento de materiais-
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Título: dc.titleConfeccionando um Biboquê-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Diversidade e Inclusão-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto da dissertação de mestrado-
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons