O ENSINO DE HISTÓRIA E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO BRASIL DE 1914 A 1945

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Luizelene Moreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-11T18:58:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-11T18:58:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO BRASIL DE 1914 A 1945pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584877-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho disserta sobre o ensino de história e a participação social e política de mulheres no Brasil na busca por direitos. O objetivo determinante da pesquisa foi compreender aspectos da participação social e política de mulheres brasileiras no período de 1914–1945 relacionando-os às suas ausências na história ensinada sobre o período. Objetivou-se especificamente: analisar, com base na literatura da área, a participação política das mulheres o Brasil entre 1914 e 1945; discutir conquistas dos movimentos feministas no período, seus avanços e recuos; problematizar questões referentes à inserção das mulheres no ensino de história do Brasil no período entre 1914 e 1945 através de um caderno de atividades. No estudo buscou-se reunir informações para solucionar ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a participação política das mulheres no período de 1914 a 1945 no Brasil pode se inserir no ensino de história? A solução foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema na área de história: Colling (2013), Pedro (2005); do gênero: Scott (1995), Piscitelli (2009), Rago (1995); do currículo: Freire (2010) e da história das mulheres: Soihet (2013), Perrot (2007). Desvendar os avanços, limites, articulações nacionais, internacional dos feminismos brasileiros e as atuações de líderes que estiveram à frente dessas organizações. Utilizar a categoria gênero para analisar a sociedade do período. Averiguar o ensino de história no Brasil desde a sua implantação a BNCC. A pesquisa resultou numa proposição didática de um caderno de atividades para o 9º ano do ensino fundamental com sugestões de oficinas e atividades de gênero, movimentos feministas e mulheres. Através desse caderno objetivamos visibilizar as mulheres e suas conquistas no ensino de história do Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo e ensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos feministaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de mulherespt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO BRASIL DE 1914 A 1945pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos