Aprender história para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de Aula-Oficina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Victor Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-11T15:49:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-11T15:49:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDER HISTÓRIA PARA A VIDA: novos olhares para o bairro em proposta de Aula-Oficinapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584874-
Resumo: dc.description.abstractA problemática desse trabalho delimitou-se a partir do olhar docente para a sala de aula ao identificar uma carência por parte dos estudantes em atribuir sentido às aulas de história. Nessa perspectiva consideramos o diálogo entre a Educação Histórica e a Educação Patrimonial uma possibilidade de enfrentamento a essa realidade. Portanto, elaboramos uma Aula-Oficina e aplicamos em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio no intuito de desenvolver as ideias históricas dos alunos com relação ao conceito de patrimônio, a partir da interpretação de fontes históricas. Analisamos as narrativas dos estudantes em questionários aplicados durante as atividades buscando investigar a consciência histórica operada por eles na aplicação. Os resultados dessa análise demonstraram que o uso das fontes possibilitou o desenvolvimento de ideias históricas mais sofisticadas, por parte dos alunos, na compreensão do conceito de patrimônio em sua historicidade e atuação em sua realidade percebendo e ressignificando os bens patrimoniais dos bairros onde moram, organizando-os, por fim, em um mapa colaborativo. O trabalho realizado gerou um produto denominado “Um olhar para meu bairro: descobrindo bens patrimoniais”, que teve como base para criação a proposta de Aula-Oficina defendida por Barca (2004) e os resultados da pesquisa desenvolvida com os alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de Memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Título: dc.titleAprender história para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de Aula-Oficinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos