Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Victor Batista de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-11T15:49:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-11T15:49:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | APRENDER HISTÓRIA PARA A VIDA: novos olhares para o bairro em proposta de Aula-Oficina | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584874 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A problemática desse trabalho delimitou-se a partir do olhar docente para a sala de aula ao identificar uma carência por parte dos estudantes em atribuir sentido às aulas de história. Nessa perspectiva consideramos o diálogo entre a Educação Histórica e a Educação Patrimonial uma possibilidade de enfrentamento a essa realidade. Portanto, elaboramos uma Aula-Oficina e aplicamos em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio no intuito de desenvolver as ideias históricas dos alunos com relação ao conceito de patrimônio, a partir da interpretação de fontes históricas. Analisamos as narrativas dos estudantes em questionários aplicados durante as atividades buscando investigar a consciência histórica operada por eles na aplicação. Os resultados dessa análise demonstraram que o uso das fontes possibilitou o desenvolvimento de ideias históricas mais sofisticadas, por parte dos alunos, na compreensão do conceito de patrimônio em sua historicidade e atuação em sua realidade percebendo e ressignificando os bens patrimoniais dos bairros onde moram, organizando-os, por fim, em um mapa colaborativo. O trabalho realizado gerou um produto denominado “Um olhar para meu bairro: descobrindo bens patrimoniais”, que teve como base para criação a proposta de Aula-Oficina defendida por Barca (2004) e os resultados da pesquisa desenvolvida com os alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Título: dc.title | Aprender história para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de Aula-Oficina | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Victor Batista de Souza - PROFHISTÓRIA UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 6.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584874/1/DISSERTAÇÃO - Victor Batista de Souza - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload |
PRODUTO PEDAGÓGICO - Victor Batista de Souza.pdf | Produto de Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 11.2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584874/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Victor Batista de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: