Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Carolyne do Monte de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-11T15:58:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-11T15:58:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | APRENDER A DESEJAR: aprendizagem histórica a partir de enigmas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584855 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tendo utilizado os pressupostos teóricos Philippe Meirieu (1998; 2002; 2005) e Bernard Charlot (2005; 2008; 2009), elaboramos este trabalho cuja a questão norteadora foi analisar as experiências e expectativas de estudantes do 6° ano em relação à disciplina história e criarmos estratégias para auxiliá-los a desejarem aprender história. Recorremos a Koselleck (2006), Skliar (2014), Meirieu (1998) e Carretero (1997) no intuito de pensar a aprendizagem histórica a partir da compreensão do estatuto científico da história, da promoção de mudanças conceituais e do estímulo a racionalização da experiência temporal. Elaboramos dois produtos didáticos: um questionário de diagnose para uso dos docentes interessados no mapeamento dos desejos de suas turmas, e um Caderno de Enigmas a respeito do tema (conteúdo programático) "Tempo". Analisando a utilização de tais produtos concluímos que a investigação dos desejos dos estudantes qualifica o trabalho docente na criação de pontos de apoio para o favorecimento de aprendizagens significativas e a criação de enigmas é uma metodologia facilitadora da compreensão dos conteúdos e métodos históricos e da interação constante entre professores(as) e aprendentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagens históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de tempo histórico | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDER A DESEJAR: aprendizagem histórica a partir de enigmas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Carolyne do Monte de Paula - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584855/1/DISSERTAÇÃO - Carolyne do Monte de Paula - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
PRODUTO CADERNO DE ENIGMAS - Carolyne do Monte de Paula.pdf | Produto de Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 18,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584855/2/PRODUTO CADERNO DE ENIGMAS - Carolyne do Monte de Paula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: