Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDA DE LEMOS ROCHA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-10T20:52:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-10T20:52:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação versão final.Fernanda Lemos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584845 | - |
Resumo: dc.description.abstract | EM MEIO À CULTURA ATUAL, TECNOLÓGICA, REPLETA DE INFORMAÇÃO E DE IMAGENS, PERCEBE-SE A DIFICULDADE CADA VEZ MAIOR DE ATENÇÃO E DE CONCENTRAÇÃO DOS JOVENS DENTRO E FORA DO CONTEXTO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, EM RELAÇÃO AOS EDUCANDOS, A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS PODE SER UMA ALTERNATIVA PARA QUE O CONHECIMENTO SE TORNE MAIS INTERESSANTE E SIGNIFICATIVO. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É INVESTIGAR O USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, COMPREENDENDO EM QUE MEDIDA UMA AULA COM O USO DO AUDIOVISUAL PODE FACILITAR OU POTENCIALIZAR O APROVEITAMENTO DO CAPITAL CULTURAL DO JOVEM, CONSEGUINDO AMPLIAR O PODER DE INTEPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, DESNATURALIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE CONHECIMENTO. ENCONTRAM-SE NESTE, A DESCRIÇÃO DA PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO CEARÁ, ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020, DESENVOLVIDA DURANTE O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO DESSA INVESTIGAÇÃO PARTE DA CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MEDIADA EXCLUSIVAMENTE POR AUDIOVISUAIS, INTITULADA: A SOCIOLOGIA VAI AO CINEMA, EM ESCOLA DA CAPITAL CEARENSE. QUANTO À METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DESTE, FOI REALIZADO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO TOMANDO COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS BOURDIEU (2002), NAPOLITANO (2003), SANTAELLA (2012), MORIN (2014), DENTRE OUTROS, BUSCANDO COMPREENDER EM QUE MEDIDA O USO DE AUDIOVISUAIS NA SALA DE AULA POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TAMBÉM FORAM IMPLEMENTADAS, COMO TÉCNICAS INVESTIGATIVAS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS COM PROFESSORES, QUESTIONÁRIOS E GRUPO FOCAL COM OS ALUNOS. NOTE-SE QUE O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA POSSIBILITA E ORIENTA A CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO FINAL DA PESQUISA, OPTEI, POIS, PELA ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO COM AUDIOVISUAIS E INDICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EXPLORÁ-LOS, OU SEJA, UM MATERIAL PEDAGÓGICO PARA DAR DIRECIONAMENTO PRÁTICO E OBJETIVO AO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA OU DE DISCIPLINAS AFINS. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,63MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | AUDIOVISUAL; CINEMA E SOCIOLOGIA; ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA VAI AO CINEMA: O USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA AULA DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação versão final.Fernanda Lemos.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584845/2/Dissertação versão final.Fernanda Lemos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons