A SOCIOLOGIA VAI AO CINEMA: O USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA AULA DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDA DE LEMOS ROCHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-10T20:52:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-10T20:52:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertação versão final.Fernanda Lemospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584845-
Resumo: dc.description.abstractEM MEIO À CULTURA ATUAL, TECNOLÓGICA, REPLETA DE INFORMAÇÃO E DE IMAGENS, PERCEBE-SE A DIFICULDADE CADA VEZ MAIOR DE ATENÇÃO E DE CONCENTRAÇÃO DOS JOVENS DENTRO E FORA DO CONTEXTO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, EM RELAÇÃO AOS EDUCANDOS, A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS PODE SER UMA ALTERNATIVA PARA QUE O CONHECIMENTO SE TORNE MAIS INTERESSANTE E SIGNIFICATIVO. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É INVESTIGAR O USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, COMPREENDENDO EM QUE MEDIDA UMA AULA COM O USO DO AUDIOVISUAL PODE FACILITAR OU POTENCIALIZAR O APROVEITAMENTO DO CAPITAL CULTURAL DO JOVEM, CONSEGUINDO AMPLIAR O PODER DE INTEPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, DESNATURALIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS PADRÕES DE CONHECIMENTO. ENCONTRAM-SE NESTE, A DESCRIÇÃO DA PESQUISA REALIZADA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO CEARÁ, ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020, DESENVOLVIDA DURANTE O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFSOCIO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO DESSA INVESTIGAÇÃO PARTE DA CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MEDIADA EXCLUSIVAMENTE POR AUDIOVISUAIS, INTITULADA: A SOCIOLOGIA VAI AO CINEMA, EM ESCOLA DA CAPITAL CEARENSE. QUANTO À METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DESTE, FOI REALIZADO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO TOMANDO COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS BOURDIEU (2002), NAPOLITANO (2003), SANTAELLA (2012), MORIN (2014), DENTRE OUTROS, BUSCANDO COMPREENDER EM QUE MEDIDA O USO DE AUDIOVISUAIS NA SALA DE AULA POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TAMBÉM FORAM IMPLEMENTADAS, COMO TÉCNICAS INVESTIGATIVAS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS COM PROFESSORES, QUESTIONÁRIOS E GRUPO FOCAL COM OS ALUNOS. NOTE-SE QUE O MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA POSSIBILITA E ORIENTA A CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO FINAL DA PESQUISA, OPTEI, POIS, PELA ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO COM AUDIOVISUAIS E INDICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EXPLORÁ-LOS, OU SEJA, UM MATERIAL PEDAGÓGICO PARA DAR DIRECIONAMENTO PRÁTICO E OBJETIVO AO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA OU DE DISCIPLINAS AFINS.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,63MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAUDIOVISUAL; CINEMA E SOCIOLOGIA; ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA VAI AO CINEMA: O USO DO AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO NA AULA DE SOCIOLOGIApt_BR
Curso: dc.subject.courseSOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons