Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANA MARIA GONÇALVES DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-10T20:32:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-10T20:32:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uiniversidade Federal do Ceará_Ana Maria Gonçalves de Sousa_dissertação2020.pdf (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584843 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As estratégias de produção daquilo que ficou conhecido pela abordagem de Bourdieu e Passeron (1964, 1975) como sucesso escolar, têm sido, no contexto brasileiro, analisadas ainda timidamente e tendo as escolas particulares enquanto campo empírico (Almeida, 2009). Na atualidade, a produção de um discurso do sucesso escolar tem sido verificada dentro das metas, objetivos e espaços da escola pública cearense desde meados de 2009, ainda que alguns teóricos tenham detectado a presença deste discurso no campo da educação brasileira desde 1930. A presente iniciativa de pesquisa, dentro do Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia, visou compreender de que modo ocorre essa formulação discursiva. Para tanto, pergunta-se de que maneira pode-se refletir sobre os usos críticos do ensino de Sociologia para além de discussões teóricas, a fim de desnaturalizar práticas próprias do cotidiano escolar. O universo de investigação é uma Escola de Ensino Médio regular da Rede pública cearense, localizada em Fortaleza/CE. Como aporte teórico, flexiona-se a abordagem da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu (1975) e de Basil Bernstein (1999). Metodologicamente, a pesquisa se filia ao uso de observação direta, experimentos pedagógicos, entrevistas com a coordenadora e o diretor da escola, com as duas professoras de Sociologia e com os estudantes, além da análise do discurso e da aplicação de experimentos pedagógicos. Foi possível compreender que o discurso do sucesso escolar a partir de 2015 para os atores sociais da realidade pesquisada, se concretizava na medida em que o discurso pedagógico, junto a um habitus e ação pedagógica, fazia sentido para eles, a ponto de gerar práticas muito concretas compreendidas por eles como “sucesso escolar”. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,47MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar Ensino Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Sucesso escolar e o ensino de Sociologia discursos e práticas numa escola pública de Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons