Sucesso escolar e o ensino de Sociologia discursos e práticas numa escola pública de Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANA MARIA GONÇALVES DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-10T20:32:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-10T20:32:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
identificador: dc.identifier.otherUiniversidade Federal do Ceará_Ana Maria Gonçalves de Sousa_dissertação2020.pdf (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584843-
Resumo: dc.description.abstractAs estratégias de produção daquilo que ficou conhecido pela abordagem de Bourdieu e Passeron (1964, 1975) como sucesso escolar, têm sido, no contexto brasileiro, analisadas ainda timidamente e tendo as escolas particulares enquanto campo empírico (Almeida, 2009). Na atualidade, a produção de um discurso do sucesso escolar tem sido verificada dentro das metas, objetivos e espaços da escola pública cearense desde meados de 2009, ainda que alguns teóricos tenham detectado a presença deste discurso no campo da educação brasileira desde 1930. A presente iniciativa de pesquisa, dentro do Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia, visou compreender de que modo ocorre essa formulação discursiva. Para tanto, pergunta-se de que maneira pode-se refletir sobre os usos críticos do ensino de Sociologia para além de discussões teóricas, a fim de desnaturalizar práticas próprias do cotidiano escolar. O universo de investigação é uma Escola de Ensino Médio regular da Rede pública cearense, localizada em Fortaleza/CE. Como aporte teórico, flexiona-se a abordagem da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu (1975) e de Basil Bernstein (1999). Metodologicamente, a pesquisa se filia ao uso de observação direta, experimentos pedagógicos, entrevistas com a coordenadora e o diretor da escola, com as duas professoras de Sociologia e com os estudantes, além da análise do discurso e da aplicação de experimentos pedagógicos. Foi possível compreender que o discurso do sucesso escolar a partir de 2015 para os atores sociais da realidade pesquisada, se concretizava na medida em que o discurso pedagógico, junto a um habitus e ação pedagógica, fazia sentido para eles, a ponto de gerar práticas muito concretas compreendidas por eles como “sucesso escolar”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,47MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar Ensino Sociologiapt_BR
Título: dc.titleSucesso escolar e o ensino de Sociologia discursos e práticas numa escola pública de Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons