Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA E SILVA, Vitaly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-09T16:53:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-09T16:53:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O APRENDIZADO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA- TEXTO | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | O APRENDIZADO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA- TEXTO E VÍDEO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584835 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por tema o aprendizado da linguagem cinematográfica como elemento que pode potencializar a utilização do cinema nas aulas de História. Inicialmente, foram feitos levantamento e análise da produção editorial a partir dos anos 1990 cujo tema é o uso do cinema em sala de aula (ou na aula de História, especificamente). A análise desta bibliografia foi balizada por autores que têm buscado promover ideias e propostas de ensino/aprendizagem que levem à reflexão e à autonomia dos discentes, como Paulo Freire e Ana Maria Monteiro. Num segundo momento, optou-se pela análise de filmes cuja temática é o contexto da ditadura civil-militar brasileira. Esta análise balizou-se sobretudo na tradição inaugurada por Marc Ferro acerca do filme como documento histórico, nas ideias de Jörn Rüsen relativas à construção do passado como narrativa e no método iconológico proposto por Erwin Panofsky. Por último, e como desdobramento das demais etapas, foram construídos um guia escrito e um audiovisual com o intuito de promover o aprendizado da linguagem cinematográfica entre os docentes de História, além de um capítulo com propostas e suportes para auxiliar o trabalho dos docentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.019 KB/ 6.191 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Cinema; Ditadura civil-militar; educação do olhar. | pt_BR |
Título: dc.title | O aprendizado da linguagem cinematográfica como suporte para a promoção da consciência crítica nas aulas de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons