O aprendizado da linguagem cinematográfica como suporte para a promoção da consciência crítica nas aulas de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA E SILVA, Vitaly-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-09T16:53:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-09T16:53:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO APRENDIZADO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA- TEXTOpt_BR
identificador: dc.identifier.otherO APRENDIZADO DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA- TEXTO E VÍDEOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584835-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por tema o aprendizado da linguagem cinematográfica como elemento que pode potencializar a utilização do cinema nas aulas de História. Inicialmente, foram feitos levantamento e análise da produção editorial a partir dos anos 1990 cujo tema é o uso do cinema em sala de aula (ou na aula de História, especificamente). A análise desta bibliografia foi balizada por autores que têm buscado promover ideias e propostas de ensino/aprendizagem que levem à reflexão e à autonomia dos discentes, como Paulo Freire e Ana Maria Monteiro. Num segundo momento, optou-se pela análise de filmes cuja temática é o contexto da ditadura civil-militar brasileira. Esta análise balizou-se sobretudo na tradição inaugurada por Marc Ferro acerca do filme como documento histórico, nas ideias de Jörn Rüsen relativas à construção do passado como narrativa e no método iconológico proposto por Erwin Panofsky. Por último, e como desdobramento das demais etapas, foram construídos um guia escrito e um audiovisual com o intuito de promover o aprendizado da linguagem cinematográfica entre os docentes de História, além de um capítulo com propostas e suportes para auxiliar o trabalho dos docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.019 KB/ 6.191 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Cinema; Ditadura civil-militar; educação do olhar.pt_BR
Título: dc.titleO aprendizado da linguagem cinematográfica como suporte para a promoção da consciência crítica nas aulas de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons