Cultura material e as sociedades da fase Marajoara: possibilidades para o ensino de História no Ensino Fundamental II.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Mayco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-11T12:31:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-11T12:31:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherMAYCO BRUNO COSTA - Dissertação ajustadapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584832-
Resumo: dc.description.abstractNo arquipélago do Marajó, entre os anos 400 e 1300, os índios Marajoara desenvolveram sociedades que se notabilizaram por uma cultura material que indicava, entre outros aspectos, o manejo dos recursos naturais com a construção dos “tesos”, além de uma sofisticada produção ceramista. Eles figuraram entre os esforços para a construção de uma identidade nacional, como representantes da brasilidade e os simbolismos presentes em sua cultura material foram reproduzidos e ressignificados em produções contemporâneas, como em peças cerâmicas produzidas no bairro do Paracuri, em Icoaraci (Belém-PA). Considerou-se relevante abordar a temática “Cultura Marajoara”, em consonância com a Lei 11.645/2008 e as orientações da BNCC, junto aos e às estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola situada no município de Ananindeua (PA) - a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense. Foi organizado um plano de ação didática que visou oportunizar o contato destes estudantes com a cultura material das sociedades da Fase Marajoara, em “Oficinas de História” que apresentaram estas fontes históricas em suportes variados (fotografias, um jogo lúdico, além de trechos de pesquisas arqueológicas) e “aulas-visitas”, com visitação a dois espaços de memória: o Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi e o Museu Forte do Presépio. A partir destas experiências, foram observadas aprendizagens em História por meio da aplicação de um instrumento diagnóstico em dois momentos distintos, junto aos estudantes - um anterior e um posterior ao plano de ação didática -, bem como nos relatórios de visita aos museus, produzidos pelos estudantes. Houve mudanças de ideias nas identificações e contextualizações das especificidades da dinâmica social das sociedades estudadas, bem como na compreensão da importância de seu legado e no reconhecimento de seus traços artísticos em produções contemporâneas. A fim de compartilhar conhecimentos, experiências e recursos didáticos decorrentes da pesquisa, organizou-se um site de internet que intenta contribuir com sugestões metodológicas para o ensino desta temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. ProfHistoria. Educação Básica. Aprendizagem Histórica. Cultura Material.pt_BR
Título: dc.titleCultura material e as sociedades da fase Marajoara: possibilidades para o ensino de História no Ensino Fundamental II.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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