Violência Contra as Mulheres: Contribuições dos Quadrinhos de Henfil para a Formação do Leitor Crítico na Escola

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWerneck, Giovanna Carrozzino-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Priscila de Souza Chisté-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-09T18:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-09T18:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-07-
identificador: dc.identifier.otherViolência Contra as Mulheres: Contribuições dos Quadrinhos de Henfil para a Formação do Leitor Crítico na Escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584824-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender como discussões sobre violência contra as mulheres, mediadas pela linguagem verbo-visual dos quadrinhos de Henfil e textos afins, podem contribuir para a formação do leitor crítico, estimulando-o a atuar responsivamente em interlocuções sobre os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos, os quais envolvem esse tema. A proposta abrangeu a participação de vinte e três alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim – E.S., em dezesseis encontros realizados nos meses de junho e julho de 2017; trabalhadores dessa escola e alunos do curso de graduação em Letras, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, que participaram de uma oficina para validação do material educativo elaborado a partir de intervenção e de interlocuções entre os sujeitos envolvidos na pesquisa. A metodologia utilizada foi a qualitativa de abordagem histórico-cultural e as atividades do material educativo foram sistematizadas à luz da pedagogia histórico-crítica. O referencial teórico relacionado à formação do leitor crítico dialoga com os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo, exotopia, polifonia e responsividade. A pesquisa parte do pressuposto de que discussões relativas à violência contra as mulheres podem ser fomentadas pela leitura da linguagem verbo-visual dos quadrinhos, o que tende a contribuir na formação de leitores críticos, pela reflexão e produção de contrapalavras em relações dialógicas mediadas pela pesquisadora. Conclui-se que os quadrinhos, na perspectiva da linguagem verbo-visual e da arte sequencial, em diálogo com outros textos, podem ser explorados na sala de aula objetivando suscitar interações que conduzam à reflexão crítica de questões de caráter político, cultural e social sobre a violência contra as mulheres, possibilitando o enfrentamento e a prevenção desse problema social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.779 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectViolência contra as Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHenfilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitor Críticopt_BR
Título: dc.titleViolência Contra as Mulheres: Contribuições dos Quadrinhos de Henfil para a Formação do Leitor Crítico na Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Letramentopt_BR
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