Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Werneck, Giovanna Carrozzino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Priscila de Souza Chisté | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-09T18:44:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-09T18:44:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Violência Contra as Mulheres: Contribuições dos Quadrinhos de Henfil para a Formação do Leitor Crítico na Escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584824 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender como discussões sobre violência contra as mulheres, mediadas pela linguagem verbo-visual dos quadrinhos de Henfil e textos afins, podem contribuir para a formação do leitor crítico, estimulando-o a atuar responsivamente em interlocuções sobre os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos, os quais envolvem esse tema. A proposta abrangeu a participação de vinte e três alunos do 9º ano de uma escola pública da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim – E.S., em dezesseis encontros realizados nos meses de junho e julho de 2017; trabalhadores dessa escola e alunos do curso de graduação em Letras, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, que participaram de uma oficina para validação do material educativo elaborado a partir de intervenção e de interlocuções entre os sujeitos envolvidos na pesquisa. A metodologia utilizada foi a qualitativa de abordagem histórico-cultural e as atividades do material educativo foram sistematizadas à luz da pedagogia histórico-crítica. O referencial teórico relacionado à formação do leitor crítico dialoga com os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo, exotopia, polifonia e responsividade. A pesquisa parte do pressuposto de que discussões relativas à violência contra as mulheres podem ser fomentadas pela leitura da linguagem verbo-visual dos quadrinhos, o que tende a contribuir na formação de leitores críticos, pela reflexão e produção de contrapalavras em relações dialógicas mediadas pela pesquisadora. Conclui-se que os quadrinhos, na perspectiva da linguagem verbo-visual e da arte sequencial, em diálogo com outros textos, podem ser explorados na sala de aula objetivando suscitar interações que conduzam à reflexão crítica de questões de caráter político, cultural e social sobre a violência contra as mulheres, possibilitando o enfrentamento e a prevenção desse problema social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.779 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra as Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Henfil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor Crítico | pt_BR |
Título: dc.title | Violência Contra as Mulheres: Contribuições dos Quadrinhos de Henfil para a Formação do Leitor Crítico na Escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagem e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Violência contra as mulheres....pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584824/2/Violência contra as mulheres....pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons