Proposta Didática de Leitura de Contos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchirley, Luiza Rosa-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Ilioni Augusta da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-09T11:58:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-09T11:58:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-16-
identificador: dc.identifier.otherProposta Didática de Leitura de Contospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584820-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa propôs a exploração de estratégias de leitura do texto literário a partir da leitura de textos e de reflexões sobre o gênero conto. Após identificar, em uma escola pública estadual do ES, a necessidade de uma prática de leitura que leve os estudantes a desenvolver uma melhor competência em leitura de textos literários, objetivou-se investigar quais estratégias de compreensão poderiam potencializar a leitura de textos literários em sala de aula. Para tanto, o estudo apresenta reflexão teórica acerca dos conceitos de língua e linguagem e suas implicações no ensino, e das concepções de leitura e compreensão textual, conforme Elias e Koch (2007), Geraldi (1993), Marcuschi (2011), Koch (2017), Orlandi (1988), acrescidos dos fundamentos postulados por Bakhtin (2003). As discussões sobre o texto literário e sobre a leitura do texto literário em sala de aula estão ancoradas nos estudos de Candido (1995), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Gotlib (1990), entre outros. Para discorrer sobre as estratégias de leitura, a pesquisa se fundamentou em Solé (1998) e outros estudiosos do assunto. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa-ação e apresenta como sugestão para o trabalho pedagógico com leitura do texto literário uma proposta didática com atividades que buscam contribuir para o desenvolvimento, em sala de aula, de práticas de leitura de ensino de língua portuguesa que oportunizem o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, numa relação dialética entre a leitura de textos literários e a leitura de mundo, por meio da utilização de estratégias de leitura. Para tanto, as atividades interventivas realizadas exploraram estratégias de compreensão para que a leitura dos textos literários fosse dialógica na medida em que os alunos se engajaram na produção de sentidos de forma ativa e responsiva. Os resultados mostram que, após as atividades propostas, houve avanço dos conhecimentos da turma em relação à potencialização da compreensão de textos literários com o uso de estratégias de leitura, haja vista o desenvolvimento do nível de compreensão leitora dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21.433 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTexto literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContopt_BR
Título: dc.titleProposta Didática de Leitura de Contospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagem e Letramentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons