Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schirley, Luiza Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Ilioni Augusta da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-09T11:58:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-09T11:58:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta Didática de Leitura de Contos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584820 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa propôs a exploração de estratégias de leitura do texto literário a partir da leitura de textos e de reflexões sobre o gênero conto. Após identificar, em uma escola pública estadual do ES, a necessidade de uma prática de leitura que leve os estudantes a desenvolver uma melhor competência em leitura de textos literários, objetivou-se investigar quais estratégias de compreensão poderiam potencializar a leitura de textos literários em sala de aula. Para tanto, o estudo apresenta reflexão teórica acerca dos conceitos de língua e linguagem e suas implicações no ensino, e das concepções de leitura e compreensão textual, conforme Elias e Koch (2007), Geraldi (1993), Marcuschi (2011), Koch (2017), Orlandi (1988), acrescidos dos fundamentos postulados por Bakhtin (2003). As discussões sobre o texto literário e sobre a leitura do texto literário em sala de aula estão ancoradas nos estudos de Candido (1995), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Gotlib (1990), entre outros. Para discorrer sobre as estratégias de leitura, a pesquisa se fundamentou em Solé (1998) e outros estudiosos do assunto. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa-ação e apresenta como sugestão para o trabalho pedagógico com leitura do texto literário uma proposta didática com atividades que buscam contribuir para o desenvolvimento, em sala de aula, de práticas de leitura de ensino de língua portuguesa que oportunizem o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, numa relação dialética entre a leitura de textos literários e a leitura de mundo, por meio da utilização de estratégias de leitura. Para tanto, as atividades interventivas realizadas exploraram estratégias de compreensão para que a leitura dos textos literários fosse dialógica na medida em que os alunos se engajaram na produção de sentidos de forma ativa e responsiva. Os resultados mostram que, após as atividades propostas, houve avanço dos conhecimentos da turma em relação à potencialização da compreensão de textos literários com o uso de estratégias de leitura, haja vista o desenvolvimento do nível de compreensão leitora dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 21.433 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Texto literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conto | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta Didática de Leitura de Contos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagem e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA DE CONTOS.pdf | 21,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584820/1/PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA DE CONTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons