Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josineide Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lidiane Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-08T21:00:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-08T21:00:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_versão final.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584816 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na tentativa de buscar um ensino de Química contextualizado, significativo e que envolva a participação dos estudantes na construção de conceitos, propomos o uso de um recurso didático que envolve a ludicidade: as Histórias em Quadrinhos (HQs). A metodologia ativa proposta pretende capacitar os alunos para trabalharem em grupo, gerando autonomia e tendo o professor o papel de acompanhar as atividades realizadas, induzindo o interesse na busca de mais conhecimento. A metodologia empregada propõe as seguintes atividades: 1) construção de mapa mental coletivo; 2) dinâmica para a apresentação de modelo científico; 3) sorteio de temas para os grupos de alunos; 4) confecção das HQs pelos alunos; 5) apresentação das HQs e 6) construção do mapa mental pós-HQs. Este produto educacional propõe outra forma de abordar o conteúdo “Evolução dos Modelos Atômicos” e possibilita que estejam reunidos, na sala de aula, a experiência do professor, os conhecimentos prévios dos alunos, um material potencialmente significativo e que instiga a participação ativa dos estudantes na busca de mais informações sobre o conhecimento. Este guia para o professor, possibilita valorizar o uso da linguagem escrita e falada num diálogo permanente entre os atores do processo de aprendizagem. Ao resgatar a memória das HQs, trazendo uma familiaridade, visa o desenvolvimento de um processo de apropriação do discurso químico, muito mais importante que o simples armazenamento de conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4940 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA EM QUADRINHOS - A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS: UM GUIA PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_versão final.pdf | Produto Educacional - Química em Quadrinhos | 4,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584816/2/Produto_versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons