Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, Cláudia Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LINS, Mônica Regina Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-07T16:26:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-07T16:26:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/file/d/1RoOKpDm9z4Jr4W7dbFeh_gr9km2PqTb0/view?usp=drivesdk | - |
identificador: dc.identifier.other | Audiovisual Nós somos porque somamos!.mp4 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584778 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O audiovisual “Nós somos porque somamos!” integra a pesquisa “Trajetórias de vida de mulheres negras e suas colaborações para (re)Educação das relações étnico-raciais” vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Ensino de Educação Básica (PPGEB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de autoria de Cláudia Gomes Cruz sob a orientação da Profª Dra. Mônica Regina Ferreira Lins. O objetivo geral da pesquisa consiste em fomentar, a partir de trajetórias de vida de mulheres negras cientes da pauta racial, reflexões e intervenções de profissionais da educação no que tange à (re)educação das relações étnico-raciais na perspectiva de equidade, corroborando para o combate de práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias no cotidiano escolar, quiçá em outros cotidianos. Para tanto, foram entrevistadas três mulheres que se autodefinem negras e destacam a importância da luta antirracista. Por se tratar de uma pesquisa que aborda trajetórias de vidas de mulheres negras recorremos à metodologia História de Vida, por considerarmos a mais pertinente neste caso, visto a inseparabilidade entre trajetos de vida e histórias de vida. Sendo assim, além da dissertação, o audiovisual visa colaborar no alcance do objetivo proposto ao apresentar as trajetórias das mulheres negras por elas mesmas. Ademais, a proposta é que este produto integre o Curso de Extensão a ser idealizado e desenvolvido pelo GPMC/GEPEJI/UERJ para profissionais da educação, sabendo que por se tratar de um audiovisual pode ser um meio de maior visibilidade para abarcar mais indivíduos interessados na luta antirracista. Portanto, o curso em tela não é o fim deste material, ele poderá ser utilizado em outros ambientes escolares com objetivos preestabelecidos. A fim de ampliar o entendimento acerca da proposta apresentaremos as fases do produto, a saber: planejamento, execução e finalização. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 382mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | antirracismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | feminismo negro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | escolarização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | decolonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | Nós somos porque somamos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | |||
---|---|---|---|
Audiovisual Nós somos porque somamos!.mp4 | 391,02 MB | MP4 | /bitstream/capes/584778/2/Audiovisual Nós somos porque somamos!.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons