OS CORPOS QUE A ESCOLA NÃO TOCA: EJA E AS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Flávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-07T20:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-07T20:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584770-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho objetiva pesquisar-agir, partindo das trajetórias de vida do primeiro autor, através de narrativas confessionais atreladas aos processos constitutivos e formativos que compõem a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, do município de Una, localizado na região Sul da Bahia. A partir desse diálogo entre o pessoal e o profissional, nasceu a proposta de intervenção pedagógica Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade na EJA, fundamentada em saberes decoloniais previamente selecionados e organizados, de forma que fosse possível assegurar aos profissionais de educação em EJA o desenvolvimento integral do potencial humano, de modo a torná-los capazes de garantir o exercício pleno da cidadania dos sujeitos e sujeitas da EJA ao longo da vida. Dessa forma, identificamos como os atos de currículo podem implicar nas representações das sexualidades, de gênero e das identidades étnico- raciais das corpas e corpos dessa modalidade de ensino. Assim, refletimos como os impactos ocasionados pela supremacia hegemônica do homem branco, heterossexual, cristão e de classe interferem de forma negativa na vida dos estudantes da EJA, uma vez que são em sua maioria pessoas que fogem a essa matriz colonial.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgênero e sexualidadespt_BR
Título: dc.titleOS CORPOS QUE A ESCOLA NÃO TOCA: EJA E AS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.