Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Flávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-07T20:06:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-07T20:06:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://sig.ufsb.edu.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584770 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho objetiva pesquisar-agir, partindo das trajetórias de vida do primeiro autor, através de narrativas confessionais atreladas aos processos constitutivos e formativos que compõem a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, do município de Una, localizado na região Sul da Bahia. A partir desse diálogo entre o pessoal e o profissional, nasceu a proposta de intervenção pedagógica Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade na EJA, fundamentada em saberes decoloniais previamente selecionados e organizados, de forma que fosse possível assegurar aos profissionais de educação em EJA o desenvolvimento integral do potencial humano, de modo a torná-los capazes de garantir o exercício pleno da cidadania dos sujeitos e sujeitas da EJA ao longo da vida. Dessa forma, identificamos como os atos de currículo podem implicar nas representações das sexualidades, de gênero e das identidades étnico- raciais das corpas e corpos dessa modalidade de ensino. Assim, refletimos como os impactos ocasionados pela supremacia hegemônica do homem branco, heterossexual, cristão e de classe interferem de forma negativa na vida dos estudantes da EJA, uma vez que são em sua maioria pessoas que fogem a essa matriz colonial. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gênero e sexualidades | pt_BR |
Título: dc.title | OS CORPOS QUE A ESCOLA NÃO TOCA: EJA E AS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: