FERRAMENTA DE PESQUISA DIGITAL COM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIFERENTES ESPAÇOS FÍSICOS ESCOLARES: PROPOSTAS PARA PROFESSORES DOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Metropolitana de Santospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Leticia Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorBarrocas, Renata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-07T02:47:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-07T02:47:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-06-
identificador: dc.identifier.otherProduto Leticia Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584754-
Resumo: dc.description.abstractO núcleo inicial deste trabalho, desde o projeto de pesquisa até a finalização da Dissertação foi investigar se espaço físico escolar influencia no desenvolvimento da prática pedagógica nas aulas de Educação Física nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I. A presente proposta de intervenção é parte da Dissertação apresentada no programa de Mestrado Profissional da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), intitulada “A Influência no Espaço Físico Escolar no Ensino da Educação Física nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental I”. O desafio dos professores de Educação Física nas escolas municipais se caracteriza por um conjunto de vertentes estruturais e pedagógicas, levando-se em conta que o Espaço Físico Escolar possui grande influência no desenvolvimento das práticas educacionais no contexto de toda Educação Básica. Ressalta-se que professores tendem a ser agentes criativos em meio às realidades vivenciadas, e por muitas vezes as atividades são ministradas em múltiplos ambientes nas unidades escolares, podendo ou não favorecer a aplicabilidade e a absorção dos conteúdos curriculares. Para chegarmos ao Produto, tivemos como base o questionário com quatorze perguntas aplicadas a dezessete professores que atuam na rede municipal de Santos/SP, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental I. Os participantes responderam sobre o espaço físico escolar e sua influência no desenvolvimento dos conteúdos na sua prática pedagógica. Constatamos que os espaços físicos em que os professores realizam suas aulas (quadra sem cobertura ─12%, quadra com cobertura ─ 64%, sala de aula ─ 70%, corredor ─ 59%, sala multiuso ─ 18%, outros ambientes ─ 29%), apresentam-se como um elemento primordial para a transmissão dos conteúdos em sua excelência. Muitas vezes, esses conteúdos ficam restritos à sua aplicabilidade pois o professor se depara com ambientes que não condizem com o ideal, na sua percepção. Constatou-se também a necessidade de se fazer adaptações das atividades e da metodologia para poder transmitir os conteúdos pedagógicos, frente aos múltiplos espaços em que os professores ministram suas aulas. Os conteúdos que os professores desenvolvem nas escolas municipais de Santos/SP vem de encontro com o novo documento que norteia a educação, o Currículo Santista (frente à Base Nacional Comum Curricular ─ BNCC), sendo que toda atividade deste Produto foi desenvolvida com base nestes documentos. Assim, com o objetivo de contribuir para que haja novos subsídios pedagógicos, pretende-se com base neste Produto, oferecer sugestões de atividades que auxiliem na construção do conteúdo diário dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental (anos iniciais) do Município de Santos, contemplando o Currículo Santista, frente aos espaços físicos relatados. O Produto será apresentado em formato de site, com conteúdo contextualizado dentro de uma plataforma digital dinâmica e de fácil entendimento, apresentando-se como uma ferramenta complementar na elaboração de plano de aula. O conteúdo que consideramos contextualizado, atende à descrição das atividades contempladas às Competências e Habilidades do Currículo Santista, e o digital diz respeito às imagens que disponibilizamos para ilustrar as atividades. As atividades propostas evidenciam a ludicidade, que é descrita, pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC(Brasil217a), como característica especifica dos anos iniciais do ensino fundamental I, bem como variações metodológicas em cada conteúdo para complementar o desenvolvimento em diferentes espaços físicos escolares. Segundo Mota e Amaro (2016), a Educação Física tem sido caraterizada como “uma área que mais enfrenta conflitos e desafios”, diante de uma sociedade em constante mudança. Assim, quando se fala em desafios, podemos refletir sobre a área social, pedagógica e estrutural. Os conteúdos curriculares da Educação Física estão sempre se modificando, passando por constante reformulação, sendo necessário um frequente aprimoramento dos professores para que haja um conhecimento amplo no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Novos desafios pedagógicos foram, e continuam sendo, implementados através da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo sistema Educacional, por meio de um conjunto de normas e aprendizagens essenciais em consonância ao Plano Nacional de Educação (PNE), no qual, a disciplina de Educação Física ganha competências específicas que vão direcionar diferentes conhecimentos e objetivos, dentro de um conjunto de saberes. A BNCC (BRASIL, 2017a) adequa-se à realidade de cada município, mediante o conjunto de decisões especificas denominados de currículo de ação, ao contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para aplicá-los e torná-los significativos, com base na realidade local, bem como selecionar e aplicar metodologias e práticas didático-pedagógicas em diferentes realidades escolares. Cabe aos sistemas e redes de ensino, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos as propostas pedagógicas locais. Assim, confere ao município de Santos, a elaboração e a implementação de um novo plano de ensino à luz da BNCC, denominado Currículo Santista e implantado neste ano de 2020, em toda rede de ensino. A partir do Currículo Santista (SANTOS, 2019a), está sendo oferecido ao professor um conteúdo flexível e amplo, que permite ao aluno uma aprendizagem contínua com a interligação das disciplinas, que vem caracterizar o crescimento e desenvolvimento educacional em progressão pedagógica. Além de contemplar as Competências Gerais, discriminadas na BNCC, o Currículo Santista apresenta-se “fundamentado pelos princípios éticos, políticos e estéticos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam para o exercício da cidadania” (SANTOS, 2019a, p.15). Com a implementação desse novo Currículo nas escolas municipais, os professores necessitam de diversificados subsídios pedagógicos no seu cotidiano, para contribuir com a qualidade do ensino, sempre em constante renovação. De acordo com Nóvoa (1992), é preciso trabalhar no sentido da diversificação na formação dos professores para um desenvolvimento pedagógico em contínuo crescimento. O autor reforça que a formação passa pela experimentação, pela inovação, pelo ensaio de novos modos de trabalho pedagógico, e por uma reflexão crítica sobre a sua utilização, quando afirma que: “A formação passa por processos de investigação, diretamente articulados com as práticas educativas” (NÓVOA, 1992, p.14).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent495 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedocpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaço Físico Escolar. Educação Física. Ensino Fundamental Ipt_BR
Título: dc.titleFERRAMENTA DE PESQUISA DIGITAL COM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIFERENTES ESPAÇOS FÍSICOS ESCOLARES: PROPOSTAS PARA PROFESSORES DOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamentalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto do Mestrado Profissionalpt_BR
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