PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Anderson-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento Junior, Antonio-
Autor(es): dc.contributor.authorScortegagna, Betiza-
Autor(es): dc.contributor.authorMassinhan, Bruno-
Autor(es): dc.contributor.authorGeraldi, Claudineia-
Autor(es): dc.contributor.authorBussoletti, Denise-
Autor(es): dc.contributor.authorSant’Anna, Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Everaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorCompto, Gabriel-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Gisele-
Autor(es): dc.contributor.authorMaciel, Harine-
Autor(es): dc.contributor.authorVaz, Higson-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Laíse-
Autor(es): dc.contributor.authorCollito, Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Luís-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorCedran, Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Pollyana-
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Rafael-
Autor(es): dc.contributor.authorLoss, Raquel-
Autor(es): dc.contributor.authorMessias, Rose-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Renan-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Reni-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Thalita-
Autor(es): dc.contributor.authorAnecleto, Úrsula-
Autor(es): dc.contributor.authorHoffmann, Wesley-
Autor(es): dc.contributor.authorBianchessi, Cleber-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-06T01:30:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-06T01:30:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584714-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta obra, em sua constituição e percurso, é analisar saberes docentes e discentes presentes no currículo escolar e que permeiam o trabalho pedagógico. O interesse por este livro surge de diferentes experiências desde a formação inicial até o exercício do magistério pelos docentes e nos vários momentos que constitui a aprendizagem do aluno em contextos diversos de ensino. Assim, é possível perceber que as práticas pedagógicas exigem e se constituem por diversos saberes em múltiplos contextos. Estão incluídos relatos de experiências e descrição de práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento como o uso das tecnologias digitais na educação, experiências na EaD, discussões sobre a prática docente e o processo de formação inicial e continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar, investigação que compreendem os processos formativos discentes e docentes que se dão no cotidiano escolar por meio de observações, entrevistas, pesquisa de campo, análises de documentos entre outros. Apresenta narrativas das atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula ou fora dela se apresentando como campo de diálogo das dimensões teoria e prática revelando e expressando a constituição dos saberes curriculares. Desse modo, a execução das práticas pedagógicas mantém constante diálogo com a versatilidade dos saberes curriculares e experienciais pelas diferentes formas de manifestação não se configurando desconectadas de um todo ou de modo avulso. Alguns capítulos apresentam descrição de experiências e análise curricular da modalidade presencial e a distância, sobre suas práticas educativas ao incorporar novos saberes e fazeres. Discute as possibilidades teóricas e saberes curriculares provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” por meio de saberes que englobam conhecimentos, competências, habilidades ou aptidões e atitudes, ou seja, o saber, o saber fazer e o saber-ser a partir de vários saberes, provenientes de diferentes fontes: saberes pessoais e/ou profissionais, saberes disciplinares, saberes da experiência e pedagógicos, em especial os curriculares, que correspondem à seleção e organização dos saberes produzidos pelas ciências, que se transformam nos programas escolares constituídos com a interação dos sujeitos pela ação pedagógica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação e tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes curricularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons