Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Anderson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Junior, Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scortegagna, Betiza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Massinhan, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Geraldi, Claudineia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bussoletti, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sant’Anna, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Everaldo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Compto, Gabriel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Gisele | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, Harine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vaz, Higson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Laíse | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Collito, Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Luís | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cedran, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Pollyana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Rafael | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Loss, Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Messias, Rose | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Renan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Reni | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Thalita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Anecleto, Úrsula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hoffmann, Wesley | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bianchessi, Cleber | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-06T01:30:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-06T01:30:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584714 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta obra, em sua constituição e percurso, é analisar saberes docentes e discentes presentes no currículo escolar e que permeiam o trabalho pedagógico. O interesse por este livro surge de diferentes experiências desde a formação inicial até o exercício do magistério pelos docentes e nos vários momentos que constitui a aprendizagem do aluno em contextos diversos de ensino. Assim, é possível perceber que as práticas pedagógicas exigem e se constituem por diversos saberes em múltiplos contextos. Estão incluídos relatos de experiências e descrição de práticas pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento como o uso das tecnologias digitais na educação, experiências na EaD, discussões sobre a prática docente e o processo de formação inicial e continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar, investigação que compreendem os processos formativos discentes e docentes que se dão no cotidiano escolar por meio de observações, entrevistas, pesquisa de campo, análises de documentos entre outros. Apresenta narrativas das atividades desenvolvidas no espaço da sala de aula ou fora dela se apresentando como campo de diálogo das dimensões teoria e prática revelando e expressando a constituição dos saberes curriculares. Desse modo, a execução das práticas pedagógicas mantém constante diálogo com a versatilidade dos saberes curriculares e experienciais pelas diferentes formas de manifestação não se configurando desconectadas de um todo ou de modo avulso. Alguns capítulos apresentam descrição de experiências e análise curricular da modalidade presencial e a distância, sobre suas práticas educativas ao incorporar novos saberes e fazeres. Discute as possibilidades teóricas e saberes curriculares provenientes da articulação das categorias de análise “saber docente” e “conhecimento escolar” por meio de saberes que englobam conhecimentos, competências, habilidades ou aptidões e atitudes, ou seja, o saber, o saber fazer e o saber-ser a partir de vários saberes, provenientes de diferentes fontes: saberes pessoais e/ou profissionais, saberes disciplinares, saberes da experiência e pedagógicos, em especial os curriculares, que correspondem à seleção e organização dos saberes produzidos pelas ciências, que se transformam nos programas escolares constituídos com a interação dos sujeitos pela ação pedagógica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e tecnologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes curriculares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SABERES CURRICULARES: experiências, desafios e conquistas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Editora BAGAI - Práticas Pedagógicas e Saberes Curriculares.pdf | 4,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584714/2/Editora BAGAI - Práticas Pedagógicas e Saberes Curriculares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons