TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB- Campus de Jequiépt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Calheira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorJunior, Baraquizio Braga do Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Joelia Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-05T01:24:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-05T01:24:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584656-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional versa sobre uma pesquisa realizada a partir da construção de uma sequência didática (SD) elaborada sob os princípios da aprendizagem significativa crítica (ASC), para ensinar transformações químicas a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública. Nessa construção, buscou-se embasamento teórico no pensamento de Moreira (2010,2011,2012) e de outros autores que complementaram as ideias aqui expostas. Os princípios da ASC foram tomados como referência na elaboração de uma proposta potencialmente significativa, que empregasse as linguagens oral, textual e audiovisual para ensinar a linguagem da química escolar aos jovens da era digital, levando-os a participar, satisfazendo um dos requisitos necessários à ASC, que é o desejo de aprender. Mas, quais os indícios de que a aprendizagem significativa crítica (ACS) teria ocorrido, ou estaria ocorrendo? Assim, como objetivo de pesquisa, buscou-se verificar a ocorrência de ASC, por meio da apropriação da linguagem química escolar. Os resultados demonstraram que os alunos estão em processo de construção, em diferentes estágios de aprendizagem, revelando ter sido a SD um bom recurso instrucional. Além disso, representou crescimento para o professor-pesquisador, levando-o a perceber-se aprendiz, apontando caminhos e possibilitando-o rever conceitos e atitudes. Foi certamente um processo no qual potencialidades e muitos desafios foram encontrados, constituindo￾se uma experiência salutar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent90,8KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Conhecimentos prévios; Linguagem Química escolar.pt_BR
Título: dc.titleTRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química- PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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