Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB- Campus de Jequié | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcos Calheira dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Junior, Baraquizio Braga do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Joelia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-05T01:24:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-05T01:24:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584656 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional versa sobre uma pesquisa realizada a partir da construção de uma sequência didática (SD) elaborada sob os princípios da aprendizagem significativa crítica (ASC), para ensinar transformações químicas a alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública. Nessa construção, buscou-se embasamento teórico no pensamento de Moreira (2010,2011,2012) e de outros autores que complementaram as ideias aqui expostas. Os princípios da ASC foram tomados como referência na elaboração de uma proposta potencialmente significativa, que empregasse as linguagens oral, textual e audiovisual para ensinar a linguagem da química escolar aos jovens da era digital, levando-os a participar, satisfazendo um dos requisitos necessários à ASC, que é o desejo de aprender. Mas, quais os indícios de que a aprendizagem significativa crítica (ACS) teria ocorrido, ou estaria ocorrendo? Assim, como objetivo de pesquisa, buscou-se verificar a ocorrência de ASC, por meio da apropriação da linguagem química escolar. Os resultados demonstraram que os alunos estão em processo de construção, em diferentes estágios de aprendizagem, revelando ter sido a SD um bom recurso instrucional. Além disso, representou crescimento para o professor-pesquisador, levando-o a perceber-se aprendiz, apontando caminhos e possibilitando-o rever conceitos e atitudes. Foi certamente um processo no qual potencialidades e muitos desafios foram encontrados, constituindose uma experiência salutar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 90,8KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Conhecimentos prévios; Linguagem Química escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química- PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 90,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584656/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons