Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | EEAAC UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lourenço, Rosileide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queluci, Gisella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T21:57:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T21:57:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | videoaula.mp4 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As metodologias ativas de ensino e aprendizagem vem sendo utilizadas no cotidiano de ambientes escolares de forma a integralizar mais os alunos e a desenvolver o pensamento crítico. Este estudo traz como questão norteadora: Como aplicar gamificação no ensino de um curso técnico de enfermagem? Objetivo Geral: Analisar o uso de gamificação como estratégia de metodologia ativa de ensino-aprendizagem para alunos de curso técnico de enfermagem. Objetivos específicos: Elaborar elementos de designers de game para o ensino de fundamentos de enfermagem em alunos de curso técnico; aplicar a gamificação , nos moldes de um tabuleiro de jogo, como metodologia ativa de ensino em sala de aula conforme os elementos de game elaborados; avaliar a aprendizagem dos estudantes em relação ao alcance de competências como colaboração, liderança, criatividade entre outras necessárias para compreensão do conteúdo. Método: Abordagem qualitativa, do tipo exploratória e participativa. Que terá como cenário uma Instituição de Ensino Médio- Técnico privada, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa serão os alunos de uma turma que cursam a disciplina de Fundamentos de Enfermagem. A pesquisa será submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense e da Secretaria Municipal de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Como instrumento de coleta de dados será utilizado oficinas. O tratamento e a análise dos dados coletados serão trabalhados através da técnica da análise de conteúdo conforme Bardin. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,13GB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação; Ensino; Enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ESTUDANTES DE NÍVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos da Pesquisa em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
videoaula.mp4 | 1.2 GB | MP4 | /bitstream/capes/584603/2/videoaula.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons