AUTOMUTILAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES: uma análise sociológica no ambiente escolar e o caso Girassol

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBOMBONATI, Ana Carla Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T15:30:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T15:30:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584596-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é o resultado de uma imersão no universo escolar rural que buscou compreender o fenômeno de automutilação entre os estudantes. Embora a literatura que tem sido produzida atualmente seja predominantemente da área da saúde, incluindo a psicologia, buscamos investigar este fenômeno dialogando diretamente com uma abordagem sociológica. Assim, trata-se de uma dissertação que investiga elementos simbólicos ou sociais na prática autolesiva, observando os efeitos psíquicos daí decorrentes. O propósito visado é, portanto, analisar quais fatores sociais estão em jogo na vida dos adolescentes e jovens e como eles compreendem as relações entre tais fatores e a prática de automutilação. Para chegar a este propósito, lançamos mão de instrumentos metodológicos que incluíram questionários, depoimentos e registros escritos. Participaram da pesquisa 5 professores e 87 alunos, estudantes do 8º ano, 9º ano e Ensino Médio. A pesquisa construiu uma compreensão de como os professores e estudantes percebem os fatores motivadores da prática da autolesão, quais os elementos sociais e simbólicos que estão em jogo e como percebem o papel da escola. Além da investigação no universo escolar, foi acompanhado em profundidade um sujeito egresso da escola, praticante de automutilação, para o qual se lançou mão de um estudo de caso, com entrevistas, diário de bordo e entrevistas semiestruturadas. Verificamos que os elementos sociais, o bullying, abusos familiares, violência sexual, questões econômicas, falta de enquadramento social, devem se somar aos fatores psicológicos e muitas vezes podem ser compreendidos como causas de sofrimento psíquico. Os esforços da pesquisa caminharam no sentido de contribuir para a compreensão deste fenômeno complexo que exige contribuições de diversas áreas. Embora não seja possível abranger em profundamente as relações entre os fatores sociais e as questões psíquicas, o estudo apontou para a indissociável relação entre os fenômenos simbólicos e as questões psíquicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,09 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutomutilaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdeação suicidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventude na modernidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFatores sociaispt_BR
Título: dc.titleAUTOMUTILAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES: uma análise sociológica no ambiente escolar e o caso Girassolpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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