Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BOMBONATI, Ana Carla Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T15:30:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T15:30:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584596 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é o resultado de uma imersão no universo escolar rural que buscou compreender o fenômeno de automutilação entre os estudantes. Embora a literatura que tem sido produzida atualmente seja predominantemente da área da saúde, incluindo a psicologia, buscamos investigar este fenômeno dialogando diretamente com uma abordagem sociológica. Assim, trata-se de uma dissertação que investiga elementos simbólicos ou sociais na prática autolesiva, observando os efeitos psíquicos daí decorrentes. O propósito visado é, portanto, analisar quais fatores sociais estão em jogo na vida dos adolescentes e jovens e como eles compreendem as relações entre tais fatores e a prática de automutilação. Para chegar a este propósito, lançamos mão de instrumentos metodológicos que incluíram questionários, depoimentos e registros escritos. Participaram da pesquisa 5 professores e 87 alunos, estudantes do 8º ano, 9º ano e Ensino Médio. A pesquisa construiu uma compreensão de como os professores e estudantes percebem os fatores motivadores da prática da autolesão, quais os elementos sociais e simbólicos que estão em jogo e como percebem o papel da escola. Além da investigação no universo escolar, foi acompanhado em profundidade um sujeito egresso da escola, praticante de automutilação, para o qual se lançou mão de um estudo de caso, com entrevistas, diário de bordo e entrevistas semiestruturadas. Verificamos que os elementos sociais, o bullying, abusos familiares, violência sexual, questões econômicas, falta de enquadramento social, devem se somar aos fatores psicológicos e muitas vezes podem ser compreendidos como causas de sofrimento psíquico. Os esforços da pesquisa caminharam no sentido de contribuir para a compreensão deste fenômeno complexo que exige contribuições de diversas áreas. Embora não seja possível abranger em profundamente as relações entre os fatores sociais e as questões psíquicas, o estudo apontou para a indissociável relação entre os fenômenos simbólicos e as questões psíquicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,09 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Automutilação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ideação suicida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude na modernidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fatores sociais | pt_BR |
Título: dc.title | AUTOMUTILAÇÃO ENTRE ADOLESCENTES: uma análise sociológica no ambiente escolar e o caso Girassol | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons