EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Andréa Shirley Sousa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T15:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T15:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584595-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado das experiências investigativas vivenciadas no processo de construção e conclusão do curso de Mestrado em Ensino de Sociologia - ProfSocio. Este aborda aspectos práticos referentes à educação inclusiva, como também destaca as leis nacionais e concepções pedagógicas que norteiam a discussão da inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, assim como um olhar para as figurações práticas formadas no âmbito de uma escola de ensino médio. A pesquisa teve por objetivo geral investigar como as práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos no ensino de sociologia estão contribuindo para a construção de uma escola inclusiva. Especificamente, a investigação pretendeu: 1. Identificar quais definições e conceitos de educação inclusiva permeiam as relações pedagógicas na escola; 2. Descrever como os alunos e professores vivenciam práticas educacionais inclusivas; 3. Compreender a relação entre o ensino de sociologia com a inclusão escolar; 4. Perceber como se dá a compreensão dos documentos legais no Brasil a partir das práticas educacionais inclusivas. A pesquisa foi de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de construção de dados a observação participante de perspectiva etnográfica e entrevistas narrativas com 7 alunos com deficiência e 2 professores de sociologia em uma escola pública de ensino médio regular. A análise dos dados teve como referência a análise compreensiva, embasada no princípio fundamental da hermenêutica, situada nas significações dos dois horizontes: do pesquisador e dos interlocutores da pesquisa. As reflexões, a partir dos resultados, apontam para uma análise da legislação vigente que norteia e orienta os sistemas de ensino relacionados à pessoa com deficiência o que provoca um olhar mais atencioso sobre o processo de inclusão escolar de forma legal e prática, problematizando também, mediante as narrativas dos sujeitos fundamentais no processo de inclusão escolar: os professores e alunos, as relações inclusivas cotidianas. Além disso, os resultados contribuem para problematizar o ensino de sociologia no enfrentamento de um dos maiores desafios educacionais atuais que é construir uma educação pensada pelo viés da diversidade humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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