Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Andréa Shirley Sousa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T15:18:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T15:18:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584595 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado das experiências investigativas vivenciadas no processo de construção e conclusão do curso de Mestrado em Ensino de Sociologia - ProfSocio. Este aborda aspectos práticos referentes à educação inclusiva, como também destaca as leis nacionais e concepções pedagógicas que norteiam a discussão da inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, assim como um olhar para as figurações práticas formadas no âmbito de uma escola de ensino médio. A pesquisa teve por objetivo geral investigar como as práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos no ensino de sociologia estão contribuindo para a construção de uma escola inclusiva. Especificamente, a investigação pretendeu: 1. Identificar quais definições e conceitos de educação inclusiva permeiam as relações pedagógicas na escola; 2. Descrever como os alunos e professores vivenciam práticas educacionais inclusivas; 3. Compreender a relação entre o ensino de sociologia com a inclusão escolar; 4. Perceber como se dá a compreensão dos documentos legais no Brasil a partir das práticas educacionais inclusivas. A pesquisa foi de caráter qualitativo, utilizando como instrumento de construção de dados a observação participante de perspectiva etnográfica e entrevistas narrativas com 7 alunos com deficiência e 2 professores de sociologia em uma escola pública de ensino médio regular. A análise dos dados teve como referência a análise compreensiva, embasada no princípio fundamental da hermenêutica, situada nas significações dos dois horizontes: do pesquisador e dos interlocutores da pesquisa. As reflexões, a partir dos resultados, apontam para uma análise da legislação vigente que norteia e orienta os sistemas de ensino relacionados à pessoa com deficiência o que provoca um olhar mais atencioso sobre o processo de inclusão escolar de forma legal e prática, problematizando também, mediante as narrativas dos sujeitos fundamentais no processo de inclusão escolar: os professores e alunos, as relações inclusivas cotidianas. Além disso, os resultados contribuem para problematizar o ensino de sociologia no enfrentamento de um dos maiores desafios educacionais atuais que é construir uma educação pensada pelo viés da diversidade humana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ANDREA SHIRLEY VERSÃO FINAL .pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584595/2/DISSERTAÇÃO ANDREA SHIRLEY VERSÃO FINAL .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons