A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Uma reflexão sobre lugares, usos e sentidos da sociologia na etapa de prática profissional discente do IFBA-Jacobina

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorBittencuort, Jonatã França-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T15:10:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T15:10:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584594-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo indaga se, e como, os discentes de cursos técnicos integrados, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, utilizam e dão um sentido para a Sociologia em suas práticas de pesquisa. Inicialmente, foi proposta uma reflexão sobre os espaços já ocupados pela Sociologia nos arranjos regimentais institucionais, assim como procurou-se levar em conta as possibilidades de contribuição da Sociologia em relação ao tripé ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal da Bahia - Campus Jacobina. Foi produzida uma consideração não-prescritiva sobre os processos de ensino-aprendizagem, trazendo à tona as percepções e práticas docentes e discentes. Assim, buscou-se compreender se, e como, os jovens, dentro do contexto técnico e tecnológico, viram e utilizaram as contribuições da sociologia, oferecidas ao longo de seu percurso acadêmico, em um componente curricular do curso integrado de técnico em informática, denominado ‘Computador e Sociedade’ – como possível referencial para seus projetos de prática profissional. Foi utilizada como fundamentação no componente curricular, uma abordagem que contemplasse a Construção Social da Tecnologia (SCOT) – a partir de estudos sociológicos – em conexão com o modelo CTS. Escolheu-se adotar um procedimento metodológico que buscou no modo fenomenológico de pesquisa um rigor científico sem se afastar do elemento humano. Foram usadas ferramentas que se aproximaram de aspectos de uma etnopesquisa crítica, assim como de uma pesquisa ação – onde se tornou importante a conversão dos participantes em coletivo investigador. Também, a partir da mediação dos conteúdos programáticos do componente curricular mencionado e da adoção de uma prática reflexiva, que privilegiou a utilização das espirais cíclicas para avaliação do processo de ensino-aprendizagem, baseamos nossos resultados na intenção e produção de pesquisa por parte do já mencionado coletivo investigador. Mesmo tendo sido identificados níveis de interesse pelos conteúdos sociológicos nos projetos de pesquisa de nível tecnológico, algumas limitações regimentais sobre orientação de trabalhos e a ausência de pesquisa institucionalmente certificada na área de ciências sociais, ainda impõem dificuldades quanto à presença e o uso da sociologia em algumas práticas discentes. Sendo necessárias mais estratégias que incentivem a pesquisa de cunho sociológico sobre ciência e tecnologia na instituição.-
Tamanho: dc.format.extent1,14 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCiencia Tecnologia e Sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Tecnológica-
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Uma reflexão sobre lugares, usos e sentidos da sociologia na etapa de prática profissional discente do IFBA-Jacobina-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
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