Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferraz, Elza Maria de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:46:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T14:46:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584592 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A violência contra a mulher é objeto de estudo em diversos campos das ciências humanas. Neste trabalho dissertativo, o tema apresentado é a violência contra a mulher e o ensino de Sociologia. No centro da análise está a condição da masculinidade, uma abordagem essencial para a escola e outros espaços educativos, visando à desnaturalização de concepções do senso comum de que o homem precisa ser forte, racional, viril, destemido. Tem-se a pretensão de mostrar que a questão da violência contra mulher, no contexto da masculinidade, é carente de abordagens teórico-sociológicas, por isso dá-se voz aos homens agressores, enquadrados na Lei Maria da Penha, através de pesquisa qualitativa realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, órgão público vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, da Prefeitura Municipal de Juazeiro/ BA, no ano de 2019. Compreende-se que essa é uma das formas da escola conhecer esse fenômeno social de um jeito inovador, certamente, até então, ainda não estudado. Uma das estratégias metodológicas é a consulta aos livros de Sociologia da última edição do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, com o objetivo de identificar quais autores abordam o tema da violência contra a mulher e se o associam à questão da masculinidade. Saffioti é uma das referências teóricas para explicar a violência contra a mulher, quando traz à tona o conceito do patriarcado, como também Connell, nos seus estudos de gênero, quando destaca o conceito da masculinidade hegemônica. Se o modelo patriarcal fornecia, já a algum tempo, referências claras e bem definidas para os homens, admitindo, inclusive, a “pedagogia da violência” nas relações familiares, Connell, Saffioti e outros autores consultados, colaboram para a compreensão de que não existe um modelo alternativo de masculinidade, pronto e acabado, em substituição ao tradicional e hierárquico. As mudanças socioculturais são históricas e acontecem mediante processos educativos. O ensino de Sociologia, valendo-se de conteúdos e recursos metodológicos adequados poderá contribuir para novas formas de sensibilidade do homem sem levá-lo a estranhamentos e cobranças da sociedade, nem a processos “vigiados” e “autovigiados” como apontou Almeida, nos seus estudos de gênero. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,72 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência Social | pt_BR |
Título: dc.title | Violência contra a mulher e os livros didáticos de Sociologia: uma abordagem do ponto de vista da masculinidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
versão final dissertação Elza.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584592/2/versão final dissertação Elza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons