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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Filho, Diolírio Araújo Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:35:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T14:35:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584591 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As comunidades tradicionais Quilombolas são modos de organizações negras vivas da nossa sociedade, com singularidades e particularidades que precisam ser evidenciadas. A presente dissertação traz os resultados da pesquisa realizada na comunidade Quilombola de Mulungu, com o objetivo de subsidiar a abordagem dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política no cenário das atividades da disciplina Sociologia no Ensino Médio. A partir da escuta dos nativos a pesquisa nos possibilitou a produção de conhecimentos acerca da memória coletiva, organização e luta pelas terras dos territórios reconhecidos da Comunidade Quilombola de Mulungu, no município de Boninal-Ba. Os dados foram construídos através da observação participante, com registros em diário de campo e entrevistas qualitativas em profundidade (narrativas) que visaram identificar e caracterizar as trajetórias coletivas dos interlocutores quilombolas do Mulungu – moradores de diferentes faixas etárias e lideranças locais – em suas relações com aquele território tradicional. O corpus de dados produzido em campo foi analisado através de conteúdo temático, com identificação e caracterização das trajetórias coletivas, material apresentado como subsídio à abordagem, a partir de exemplos locais, dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política. Esse material construído visa contribuir com o debate acerca da educação quilombola contextualizada, em suas peculiaridades históricas, sociológica, antropológica e política, em vias, também, de contribuir para a efetiva implementação da lei nº 10.639/03 que dispõe sobre a inclusão dos conteúdos de História e Culturas Afro-brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,72 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Quilombola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura e Identidade | pt_BR |
Título: dc.title | Educação contextualizada e Ensino de Sociologia – A trajetória de lutas dos Quilombolas do Mulungu e as contribuições das Ciências Sociais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO DIOLÍRIO FIANL.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584591/2/DISSERTAÇÃO DIOLÍRIO FIANL.pdfDownload |
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