Educação contextualizada e Ensino de Sociologia – A trajetória de lutas dos Quilombolas do Mulungu e as contribuições das Ciências Sociais

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Vale do São Francisco / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFilho, Diolírio Araújo Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T14:35:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T14:35:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584591-
Resumo: dc.description.abstractAs comunidades tradicionais Quilombolas são modos de organizações negras vivas da nossa sociedade, com singularidades e particularidades que precisam ser evidenciadas. A presente dissertação traz os resultados da pesquisa realizada na comunidade Quilombola de Mulungu, com o objetivo de subsidiar a abordagem dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política no cenário das atividades da disciplina Sociologia no Ensino Médio. A partir da escuta dos nativos a pesquisa nos possibilitou a produção de conhecimentos acerca da memória coletiva, organização e luta pelas terras dos territórios reconhecidos da Comunidade Quilombola de Mulungu, no município de Boninal-Ba. Os dados foram construídos através da observação participante, com registros em diário de campo e entrevistas qualitativas em profundidade (narrativas) que visaram identificar e caracterizar as trajetórias coletivas dos interlocutores quilombolas do Mulungu – moradores de diferentes faixas etárias e lideranças locais – em suas relações com aquele território tradicional. O corpus de dados produzido em campo foi analisado através de conteúdo temático, com identificação e caracterização das trajetórias coletivas, material apresentado como subsídio à abordagem, a partir de exemplos locais, dos temas da Cultura, Diversidade e Identidade Cultural, Movimentos Sociais e Participação Política. Esse material construído visa contribuir com o debate acerca da educação quilombola contextualizada, em suas peculiaridades históricas, sociológica, antropológica e política, em vias, também, de contribuir para a efetiva implementação da lei nº 10.639/03 que dispõe sobre a inclusão dos conteúdos de História e Culturas Afro-brasileiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,72 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura e Identidadept_BR
Título: dc.titleEducação contextualizada e Ensino de Sociologia – A trajetória de lutas dos Quilombolas do Mulungu e as contribuições das Ciências Sociaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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