Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Demétrio Cardoso da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:20:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T14:20:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584589 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se propôs a pesquisar o ensino de sociologia no ensino médio do Colégio da CPMAV em Juazeiro-Ba, com a finalidade de entender e analisar como os alunos do ensino médio do CPM percebem os conteúdos de sociologia entre estruturas militarizadas, vistas na hipótese de serem essas estruturas contraditórias ou antagônicas com o ensino de sociologia, por ser um conhecimento de natureza crítica e de reflexibilidade destinado à formação de consciência crítica, capacidade de reflexão e habilidades para o exercício da cidadania. Dentro dos objetivos, a pesquisa buscou compreender como os alunos percebem a disciplina, a cultura militarizada e supostas dificuldades em relação aos conteúdos de sociologia na realidade cotidiana; também verificar a realidade cotidiana da escola militarizada sob o viés do ensino de sociologia; e analisar documentos normatizados pelo CPMAV. A pergunta de partida buscou compreender como os alunos do ensino médio do CPM percebem os conteúdos da disciplina sociologia e como eles assimilam esses conhecimentos a partir das relações cotidianas entres as estruturas firmadas na obediência, na hierarquia e na disciplina. Fundamentada na metodologia quali-quanti, as técnicas de pesquisa para a obtenção dos resultados foram baseadas em entrevista narrativa, questionário semiestruturado e anotações sobre as observações de campo da pesquisa. O enquadramento teórico do trabalho está fundamentado nos conceitos de campo, capital, inculcação cultural e habitus de Pierre Boudieu (1930-2002) em bricolagem com Michel Foucault (1926-1984). Nesta perspectiva, a pesquisa se mostra relevante, em vista do objeto de pesquisa ser capaz de apontar novas perspectivas didático-pedagógicas para o ensino de sociologia, bem como importante referencial teórico para campo das ciências sociais. Os elementos empíricos obtidos nas observações de campo, nas entrevistas narrativas e nos questionários, dispostos no Capítulo III e nos gráficos anexos, são analisados na perspectiva teórica de Bourdieu, em sintonia com os resultados ancorados nas considerações finais, onde se confirma que campo e habitus são categorias emolduradas nos dados pesquisados, sob a clara evidência de institucionalização do processo de militarização do sistema de educação pública; também na constatação de que o ensino de sociologia na escola militarizada não reflete qualquer contradição ou antagonismo. Portanto, reforça a compreensão de que o ensino de sociologia é uma ferramenta pedagógica ancorada muito além das instituições sociais, visto sob a perspectiva de formação de consciência crítica, vez que os alunos compreendem e perceberem a natureza particular da sociologia como conhecimento de reflexão crítica e reflexiva sobre a realidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Militarização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola militarizada | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE SOCIOLOGIA E A CULTURA ESCOLAR MILITARIZADA: Análise das Práticas de Ensino de Sociologia no Ensino Médio do CPMAV em Juazeiro-BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO COMPLETA COM APÊNDICE e ANEXOS.pdf | 13,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584589/2/DISSERTAÇÃO COMPLETA COM APÊNDICE e ANEXOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons