Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Goes, Bibiane Oliveira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T13:54:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T13:54:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584588 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de História e Cultura Afro-brasileira vem ganhando cada vez mais destaque nas discussões sobre currículo e políticas educacionais na educação básica. Embora já houvessem esforços pontuais de contemplação desta pauta, a consolidação da Lei 10.639/03 vem intensificando o debate a respeito desta demanda. A obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira, nos espaços escolares, vem ensejando diferentes encaminhamentos a respeito do sucesso desta política. Assim, preocupações como o nível de preparo dos professores, a carga-horária dedicada ao assunto, a maneira como os livros didáticos abordam a negritude (dentre outros), passam a assumir a agenda de discussões. Nessa premissa, é que se desdobra essa pesquisa, cujo intento é desenhar a maneira como o Colégio Estadual Matriz aborda a lei, especialmente, no componente curricular Sociologia. Partimos do axioma de que docentes necessitam estarem munidos de bons materiais para a efetivação desse trabalho, por isso, analisamos os livros didáticos (LD) dessa matéria. Então, esse estudo visa problematizar seu ensino e o LD, afim de elucidar se auxiliam professores em discussões que abarque a cultura e a história dos africanos e afro-brasileiros, traçando um paralelo entre as concepções dos educadores e estudantes. Se trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujas fontes de coletas de dados são: a análise documental, documentação direta e rodas de conversa. A constituição do arsenal teórico se deu à luz das teorias de Bento, Nilma Lino, Munanga, Meucci, Bourdieu e outros que corroboram com o debate. Os resultados dessa pesquisa apontaram a necessidade de professores da instituição (e outros) de verem a Sociologia como 'substância positiva' para atender as demandas da lei. Então, precisam se vestirem do arsenal teórico metodológico de que dispõe pois, com a omissão atual, estão contribuindo para alimentar a cultura do racismo e preconceito engendrados na sociedade brasileira. Permitiram concluir também, que as discussões sobre as relações raciais presentes em muitos livros didáticos de Sociologia, devem ser revistas, porque não promovem a desnaturalização e o estranhamento sobre a experiência afro-brasileira, pressupostos epistemológicos previstos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), concernentes ao ensino da Sociologia. Para alguns, há a carência latente de apresentar a temática, pois muitos deles a renegam, ao passo que outros necessitam de aprofundamento para que as discussões garantam aos negros espaços para ouvi e falar de si, assegurando, assim, também aos brancos, a oportunidade de conhecerem a história da negritude sem máscaras e ideologias de embranquecimento. É uma discussão de relevância ímpar visto a ausência de estudos voltados para a temática, pois muito pouco ou quase nada tem se debatido sobre o ensino de Sociologia, com o viés dessa pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,33 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Concepções de Educadores de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático de Sociologia x Lei 10.639/2003 | pt_BR |
Título: dc.title | O "Fazer" a Lei 10.639 do Colégio Estadual Matriz de Ibitiara-BA: adentrando as veredas do ensino de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DE BIBIANE GOES .pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584588/1/DISSERTAÇÃO DE BIBIANE GOES .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons