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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SÉRVULO, Sued Salata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T12:07:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T12:07:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUEDSALATASÉRVULOPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584585 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Utilizando a nomenclatura de ruas e monumentos públicos da pequena cidade de Colorado/PR, o presente trabalho discute o processo educativo de invisibilização da presença e da história dos povos indígenas que viveram na região, a partir da década de 40 do século XX, quando começou o processo de colonização e urbanização do referido município, anteriormente à chegada dos que ficaram conhecidos como “pioneiros”. Esta indiferença quanto aos indígenas que viveram na região, onde atualmente está a cidade de Colorado, vem da defesa de que esta localidade era, antes da chegada dos colonizadores, um “sertão” desabitado, o que ficou conhecido como tese do Vazio Demográfico. Assim, busca-se dissertar sobre como a tese do vazio demográfico na região ganhou força, inclusive na Academia, e foi ferramenta fundamental na construção de uma memória coletiva que negligenciou e silenciou a presença e atuação dos povos indígenas na construção da história da região e do município. Também apresenta o debate sobre o papel do historiador e sua relação com a construção de memórias coletivas bem como a apresentação da formatação dessa memória coletiva no município através da análise de sua toponímia, especificamente, a partir das homenagens com nomes de ruas aos chamados “pioneiros”. Busca-se, também, fazendo uma associação direta da expansão cafeeira no Norte do Paraná com a História do pequeno município de Colorado, fazer uma discussão teórica sobre a importância de uma História Regional. Ao final, este trabalho apresenta o resultado de uma oficina pedagógica, realizada no segundo semestre de 2019, sobre a temática indígena, desenvolvida com alunos do 3º ao 5º ano da escola Professor Lazaro Sagrado da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Colorado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.318 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colorado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | vazio demográfico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | memória coletiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história indígena | pt_BR |
Título: dc.title | PREENCHENDO OS ESPAÇOS VAZIOS DAS ABORDAGENS DIDÁTICAS: A DESCONSTRUÇÃO DA TESE DO VAZIO DEMOGRÁFICO NA HISTÓRIA DE COLORADO/PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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SUEDSALATASERVULOPROFHISTORIAUEM.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584585/2/SUEDSALATASERVULOPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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