PROTESTANTES VERSUS ESCRAVIDÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DO ABOLICIONISMO NA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACARI, Gerson Linares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-03T11:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-03T11:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-11-
identificador: dc.identifier.otherGERSONLINARESMACARIPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584582-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa investiga documentos, referências bibliográficas, literaturas e periódicos referentes a personagens e lideranças protestantes que protagonizaram ações relevantes no combate às injustiças sociais, valorizando a liberdade de expressão, com ênfase na ampliação do discurso abolicionista, também no Brasil no século XIX. Resgata diversos desdobramentos históricos em período distintos, viabilizando novas abordagens do abolicionismo na escola, contrariando discursos que reduzem a crítica e atuação social protestante a um simples viés de neutralidade. Destaca a presença e atuação protestante em diversas sociedades em favor dos direitos civis, pontuando a necessidade de aprofundamento nas pesquisas históricas quanto a este tema. Expõe o quanto tem sido desvalorizado a apresentação de conteúdos históricos envolvendo atores deste seguimento, não abordando adequadamente suas ações nos livros didáticos na disciplina de História. Contextualiza a trajetória deste instrumento didático em sua utilização em massa no setor público e privado da educação brasileira. Propõe, a partir de seus resultados, a elaboração de um produto paradidático com potencial de exploração em sala de aula no Ensino de História, atuando como material de apoio ao livro didático, contribuindo na construção crítica do conhecimento, em favor de uma sociedade mais justa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.957 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbolicionismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtestantismo.pt_BR
Título: dc.titlePROTESTANTES VERSUS ESCRAVIDÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DO ABOLICIONISMO NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertação ProfHistóriapt_BR
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