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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACARI, Gerson Linares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T11:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T11:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | GERSONLINARESMACARIPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584582 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investiga documentos, referências bibliográficas, literaturas e periódicos referentes a personagens e lideranças protestantes que protagonizaram ações relevantes no combate às injustiças sociais, valorizando a liberdade de expressão, com ênfase na ampliação do discurso abolicionista, também no Brasil no século XIX. Resgata diversos desdobramentos históricos em período distintos, viabilizando novas abordagens do abolicionismo na escola, contrariando discursos que reduzem a crítica e atuação social protestante a um simples viés de neutralidade. Destaca a presença e atuação protestante em diversas sociedades em favor dos direitos civis, pontuando a necessidade de aprofundamento nas pesquisas históricas quanto a este tema. Expõe o quanto tem sido desvalorizado a apresentação de conteúdos históricos envolvendo atores deste seguimento, não abordando adequadamente suas ações nos livros didáticos na disciplina de História. Contextualiza a trajetória deste instrumento didático em sua utilização em massa no setor público e privado da educação brasileira. Propõe, a partir de seus resultados, a elaboração de um produto paradidático com potencial de exploração em sala de aula no Ensino de História, atuando como material de apoio ao livro didático, contribuindo na construção crítica do conhecimento, em favor de uma sociedade mais justa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.957 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abolicionismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protestantismo. | pt_BR |
Título: dc.title | PROTESTANTES VERSUS ESCRAVIDÃO: NOVAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS DO ABOLICIONISMO NA ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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GERSONLINARESMACARIPROFHISTÓRIAUEM.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584582/2/GERSONLINARESMACARIPROFHISTÓRIAUEM.pdfDownload |
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