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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte, Douglas Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queluci, Gisella de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T22:26:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T22:26:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTRATÉGIA BASEADA NO MODELO WORLD-CAFÉ E NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA O CUIDADO À PESSOA TRANS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584573 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Resumo: A atenção à saúde da pessoa Trans e suas especificações necessitam ser construídas na formação do profissional de saúde, pois há lacunas desse conhecimento na hora do atendimento na prática profissional que evidencia a necessidade do dialogo na graduação. Objetivos: Elaborar um World Café como estratégia de ensino para o cuidado de enfermagem a pessoa Trans; Analisar o conhecimento dos estudantes de enfermagem diante da resolutividade de problemas acerca da assistência a pessoa Trans; Discutir a utilização do World Café como uma estratégia ativa de ensino- aprendizagem como Tecnologia Educacional de Saúde a população Trans. Método: pesquisa temática, de natureza qualitativa teve como cenário um curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada localizadas no município de Niterói no Rio de Janeiro. Os participantes foram 12 alunos que estavam matriculados na disciplina de saúde do Adulto. Para a coleta de dados foi realizado um “World Café” como estratégia de ensino para o cuidado de enfermagem a pessoa Trans, projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, e possui o Número do Parecer: 3.843.670. A análise dos dados foi apoiada nos princípios da Política Nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, Referencial teórico metodológico foi a Metodologia de Resolução de Situação-Problema de Vilma de Carvalho e a Teoria Transcultural de Madeleine Leninger. Resultados: O estudo identificou o quanto a formação é frágil quando se trata da atenção a saúde das pessoas Trans, entretanto nos evidência o interesse dos estudantes em preencher esta lacuna. Discussão: Foi possível observar que apesar da diversificação de idades e experiências, não foi difícil para os participantes o entrosamento e apoio coletivo para desenvolverem as resoluções das situações problemas propostas, que a aplicabilidade do world café como método ativo de ensino baseado na metodologia de resolução de problemas e a teoria transcultural, são facilitadores na construção do ensino voltados a resolver problemas e uma ferramenta fundamental para construirmos conhecimento das necessidades das pessoas Trans. Conclusão: O cuidado as pessoas Trans necessita de discussões relativas às formas de abordagem profissional, no entanto é necessário que a assistência à saúde da população supracitada seja primeiramente construída em sala de aula, especificamente dentro de disciplinas especificas para a construção desse conhecimento e não mais que essa temática fique a critério do professor de abordar ou não, inclusive se abordar o conteúdo que exista ementa para que possamos construir junto aos discentes um conhecimento amplo sobre a assistência à saúde das pessoas Trans podendo se expandir a uma disciplina sobre Gênero e sexualidade na assistência a pessoa LLGBTQI+, podendo não somente ser usada em sala de aula, mas também ser ferramenta de gestão na construção de conhecimento nas unidades de saúde dentro do programa de educação permanente compreendendo o comportamento, aspecto social, etiológico, cultural, religioso, para então criar estratégias e poder intervir positivamente na promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde da pessoa Trans. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 982.71 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | capacitação profissional, transexualismo, acolhimento, saúde das minorias, serviços para pessoas transgênero | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA PEDAGÓGICA COM ESTRATÉGIA BASEADA NO MODELO WORLD-CAFÉ E NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA O CUIDADO À PESSOA TRANS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Enfermagem | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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Produto uff.pdf | prouto | 982,71 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584573/2/Produto uff.pdfDownload |
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