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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Matheus Brito de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-03T11:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-03T11:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | MATHEUSBRITODELIMAPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584567 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa partiu da necessidade de entender como ocorreu o ensino de história na Escola Estadual Fazenda São Bento e como era abordada a questão agrária e da luta pela terra no Pontal do Paranapanema no período de 2008 a 2018, período em que esteve em vigor a Proposta Curricular Oficial do Estado de São Paulo, que procurou uniformizar o ensino e aprendizagem na Rede Pública do Estado, elaborado pelo programa São Paulo Faz Escola, acompanhado dos materiais de apoio à aprendizagem: Caderno do Professor e Caderno do Aluno. O presente trabalho se desenvolve a partir de um levantamento bibliográfico e análise do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e dos materiais de apoio aprendizagem, e de documentos escolares, principalmente os relatórios de acompanhamento pedagógicos das aulas de história no período de 2008 a 2018. A escola Fazenda São Bento está localizada no município de Mirante do Paranapanema, SP, na região conhecida como Pontal do Paranapanema. A história dessa região é marcada por graves conflitos fundiários, desde o início de sua ocupação no século XIX até os dias atuais, sendo alguns desses conflitos: extermínio de parte dos povos indígenas que habitavam a região, grilagem de terras, destruição de reservas florestais, luta de pequenos posseiros para permanecer na terra, formação de uma liga camponesa, várias ocupações de terras por parte do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). A construção e ampliação da escola Fazenda São Bento é parte desse processo de luta pela terra, a sua construção foi um dos elementos que possibilitou a permanência dessas famílias e desenvolvimento socioterritorial. Por meio da pesquisa foi possível concluir que essa escola é uma escola no campo e não do campo, ela segue as diretrizes da SEDUC, que por sua vez não tem uma legislação específica para escolas localizadas na Zona Rural. Também foi possível constatar que essa escola utilizou-se de alguns mecanismos de controle para que os professores seguissem os materiais elaborados pela SEDUC, também foi possível constatar que os materiais que subsidiaram o ensino de história dava uma grande importância para a competência leitora e escritora em detrimento do saber histórico. Seguindo as orientações do Programa São Paulo Escola, os educandos dificilmente compreenderam a realidade na qual estão inseridos, já que esse tema não era contemplado nesses materiais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.993 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação do Pontal do Paranapanema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reforma agrária | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL FAZENDA SÃO BENTO E A QUESTÃO AGRÁRIA NO PONTAL DO PARANAPANEMA (2008-2018) Maringá 2020 Universidade Estadual de Maringá Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação ProfHistória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MATHEUSBRITODELIMAPROFHISTORIAUEM.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584567/2/MATHEUSBRITODELIMAPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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