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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Vale do São Francisco / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Richely Cavalcanti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T17:14:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T17:14:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584547 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em 19 de dezembro de 2017, apesar da mobilização da classe LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais) o prefeito de Petrolina-PE, Miguel Coelho, aprovou e publicou a lei nº 2985, que versa sobre a proibição das discussões sobre diversidade e orientação sexual dentro das escolas públicas e particulares do referido município. Leis como essa provocam a discussão a respeito do acolhimento dos jovens em sua diversidade sexual nas escolas e na comunidade. Diante desse contexto, agregado a outros acontecimentos é que surge a pesquisa a partir da necessidade de conhecer as situações de acolhimento dos jovens em sua diversidade sexual e as contribuições que a sociologia pode trazer no aspecto elucidativo de práticas que violentam a juventude em seus direitos e a impelem ao ostracismo. A abordagem metodológica utilizada foi a (auto)biográfica, que permite a compreensão dos fenômenos sociais como textos e a interpretação como construção de sentidos e significados das experiências particulares e coletivas. Ao convocar o sujeito a olhar para seu percurso pessoal de formação e formas de vida ele o faz mobilizando referências que estão na coletividade, assim como também produzirá subjetividades únicas. O objetivo foi entender como se dá o processo de integralização desse sujeito, que por vezes deixa de ser protagonista de sua própria história, tendo sua voz abafada e seu papel ignorado por falta de preparo da instituição escolar e de seus funcionários, que preferem se eximir de suas responsabilidades educativas por não saber lidar com essa temática tida como delicada ou até como um tabu por muitos docentes. A análise das narrativas revelou que gênero nem sempre é retratado pela perspectiva social e cultural, mas sim biológica, no que tangem as diferenças entre os sexos. Essa abordagem não é suficiente e não corresponde às demandas sociais que existem acerca da problemática. O modo como entendemos e vivenciamos o corpo é sempre mediado pelas formas de pensamento historicamente construídas. Também ficou evidente a discriminação e preconceito pelos próprios profissionais da escola, que embora sejam negados, aparecem frequentemente de forma implícita e “inconsciente” na fala daqueles e daquelas, que ao reproduzirem os discursos veiculados pela mídia e pela cultura observa-se que estão maculados de subjetivismos. Os resultados apontam ainda que a falta de informação nesse contexto leva alunos e educadores a seguir padrões convencionais que direcionam o trato às diferenças de gênero a produzirem estigmas, preconceito, discriminação, homofobia, lesbofobia e transfobia. As questões que envolvem sexualidade e gênero, em especial a heteronormatividade - e todas as opressões, produções e violências a partir dela, são questões sociais - mesmo nos casos em que se materializam num indivíduo. Uma experiência individual é, ainda assim, social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,80 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
Título: dc.title | "SE EU PUDESSE ESCOLHER, NÃO SERIA..." Um estudo sobre diversidade sexual, os desafios de acolhimento na escola e as práticas pedagógicas da Sociologia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO RICHELLY VERSÃO FINAL MAIO-1.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584547/2/DISSERTAÇÃO RICHELLY VERSÃO FINAL MAIO-1.pdfDownload |
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