Os povos indígenas nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD Edição 2018: uma análise do manual do professor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta Filho, Luiz Severino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T16:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T16:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584545-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa diz respeito à abordagem indígena nos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio. A fim de identificar e analisar como os povos indígenas são referenciados nesses livros, selecionou-se os cinco livros aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) edição 2018, na versão manual do professor. Foram utilizadas duas categorias de análise: tipo de referência e contexto da referência. Em relação ao tipo de referência, foram investigadas dois tipos: verbais e imagéticas. As referências verbais foram observadas em citações, teorias, trechos de livros, poemas, canções, etc.; quanto às referências imagéticas, foram identificadas pinturas, fotografias, charges, quadrinhos, cartuns, tirinhas, quadros, gráficos, mapas, documentários, filmes, sites, games, etc. No que se refere à segunda categoria de análise, foram elencados seis contextos: textos relacionados ao passado; novos ou antigos rituais e modos de vida; povos indígenas e sociedade envolvente; povos indígenas e as Ciências Sociais; dados gerais sobre os povos indígenas; e personalidades indígenas em evidência. Foi observado que de maneira geral os cinco livros apresentam várias referências aos povos indígenas, atreladas às discussões de vários temas. Percebe-se uma tentativa dos livros em situar as abordagens em contextos que se relacionem com questões contemporâneas, como a luta pela demarcação de terras. Conclui-se que as abordagens da temática indígena nos livros de Sociologia do PNLD edição 2018 estão próximas do que recomendam os documentos oficiais sobre diversidade étnica-racial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPovos indígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleOs povos indígenas nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD Edição 2018: uma análise do manual do professorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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