Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Diogo Bruno Wanderley Grandidier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T15:52:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T15:52:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584544 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica desenvolvida na disciplina de Sociologia e realizada na Escola da Rede Estadual de Pernambuco - Pastor Amaro de Sena - com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Assim, foi empregado a concepção pedagógica do “Diálogo Freiriano” para embasar as estratégias de ensino e estabelecer uma estrita interação com os estudantes por meio de um “jogo de linguagem” oportunizado pela Pesquisa. Portanto, foi utilizado como eixo norteador dessa intervenção a Pesquisa como princípio pedagógico com ênfase na metodologia quantitativa e nas TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como ferramenta de aproximação didática. Neste sentido, foi implementada uma sequência pedagógica que trabalhou os principais conceitos sociológicos dentro da temática de Raça e Classes Sociais. A apresentação de dados sociais por meio de tabelas e gráficos e a compreensão da importância da pesquisa social possibilitou que os estudantes criassem um questionário online para investigar aspectos socioeconômicos e raciais na própria comunidade onde está localizada a escola. A culminância da série de aulas se deu por meio de um quadro comparativo que permitiu confrontar os resultados da pesquisa elaborada por eles e dos dados sociais brasileiros elaborados por algumas instituições de pesquisa. Além disso, esse trabalho analisou os efeitos da intervenção pedagógica em sala de aula e na comunidade escolar e fez uma avaliação com os estudantes sobre a relevância dos aspectos abordados na sequência didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,92 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TDIC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questionário | pt_BR |
Título: dc.title | Os desafios de implementação da pesquisa sociológica no contexto da escola pública: construindo o entendimento de Racismo Institucional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons