Os desafios de implementação da pesquisa sociológica no contexto da escola pública: construindo o entendimento de Racismo Institucional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Diogo Bruno Wanderley Grandidier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T15:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T15:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584544-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma intervenção pedagógica desenvolvida na disciplina de Sociologia e realizada na Escola da Rede Estadual de Pernambuco - Pastor Amaro de Sena - com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Assim, foi empregado a concepção pedagógica do “Diálogo Freiriano” para embasar as estratégias de ensino e estabelecer uma estrita interação com os estudantes por meio de um “jogo de linguagem” oportunizado pela Pesquisa. Portanto, foi utilizado como eixo norteador dessa intervenção a Pesquisa como princípio pedagógico com ênfase na metodologia quantitativa e nas TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) como ferramenta de aproximação didática. Neste sentido, foi implementada uma sequência pedagógica que trabalhou os principais conceitos sociológicos dentro da temática de Raça e Classes Sociais. A apresentação de dados sociais por meio de tabelas e gráficos e a compreensão da importância da pesquisa social possibilitou que os estudantes criassem um questionário online para investigar aspectos socioeconômicos e raciais na própria comunidade onde está localizada a escola. A culminância da série de aulas se deu por meio de um quadro comparativo que permitiu confrontar os resultados da pesquisa elaborada por eles e dos dados sociais brasileiros elaborados por algumas instituições de pesquisa. Além disso, esse trabalho analisou os efeitos da intervenção pedagógica em sala de aula e na comunidade escolar e fez uma avaliação com os estudantes sobre a relevância dos aspectos abordados na sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,92 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestionáriopt_BR
Título: dc.titleOs desafios de implementação da pesquisa sociológica no contexto da escola pública: construindo o entendimento de Racismo Institucionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons