Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Larissa Guedes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T15:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T15:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584543 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda as ilustrações que se referem ao universo das histórias em quadrinhos (HQs) presentes nos livros didáticos (LD) de sociologia para o ensino médio, aprovados no edital de 2018 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), compreendendo um total de cinco livros. Seu objetivo principal é identificar a maneira como esse conteúdo imagético dialoga com os conceitos, abordagens e teorias das ciências sociais expostos ao longo dos capítulos. A pesquisa se organiza em duas etapas: a primeira diz respeito ao levantamento teórico e a segunda analisa os dados, seguindo em três processos distintos: 1º) O quantitativo geral de ilustrações presentes nas obras; 2º) Contribuições para a leitura imagética nos livros didáticos de sociologia a partir da análise de algumas ilustrações selecionadas; 3º) A investigação da relação entre imagem e conteúdo. Enquanto objeto de estudo desta dissertação, analisa-se o livro didático de sociologia como um documento, uma espécie de registro do currículo sociológico no ensino básico, contendo informações que abordam conceitos e teorias das ciências sociais, além de abarcar um rico conteúdo imagético. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | Histórias ilustradas: análise do conteúdo imagético do livro didático de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons