Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Tatiane Vanessa Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T14:12:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T14:12:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584538 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a temática da escola justa e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Teve como objetivo compreender o processo da educação inclusiva a fim de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar sob a perspectiva da escola justa. A inclusão escolar diz respeito a novas concepções de justiça escolar, bem como à necessidade de se criar dispositivos de intervenção orientados a reverter essa inclusão forçada para se chegar a uma inclusão eficaz. Verificou-se uma disjunção entre aquilo que está pautado nas orientações internacionais e nacionais e o que ocorre na prática do contexto escolar. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de escola justa e os princípios de justiça; pesquisa documental sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino; e de observação participante no intuito de apreender como ocorre a inclusão na realidade escolar. As observações apontam para um processo de inclusão precária que reforça as diversas injustiças sedimentadas em nossa sociedade. Como: a visão normalizadora que ainda permeia a ideia de inclusão; o princípio de justiça pautada na meritocracia; a dificuldade em aplicar uma justiça diferencialista e a inclusão relacionada às ações sociais compensatórias. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 954 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Justa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão | pt_BR |
Título: dc.title | Educação inclusiva no contexto escolar: desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da Escola Justa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEL - TATIANE V. M. TEIXIERA - Dissertação.pdf | 953,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584538/2/UEL - TATIANE V. M. TEIXIERA - Dissertação.pdfDownload | |
TATIANE - termo de concessão.docx | 12,9 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/584538/3/TATIANE - termo de concessão.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons