Educação inclusiva no contexto escolar: desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da Escola Justa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Tatiane Vanessa Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T14:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T14:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-25-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584538-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre a temática da escola justa e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Teve como objetivo compreender o processo da educação inclusiva a fim de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar sob a perspectiva da escola justa. A inclusão escolar diz respeito a novas concepções de justiça escolar, bem como à necessidade de se criar dispositivos de intervenção orientados a reverter essa inclusão forçada para se chegar a uma inclusão eficaz. Verificou-se uma disjunção entre aquilo que está pautado nas orientações internacionais e nacionais e o que ocorre na prática do contexto escolar. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de escola justa e os princípios de justiça; pesquisa documental sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino; e de observação participante no intuito de apreender como ocorre a inclusão na realidade escolar. As observações apontam para um processo de inclusão precária que reforça as diversas injustiças sedimentadas em nossa sociedade. Como: a visão normalizadora que ainda permeia a ideia de inclusão; o princípio de justiça pautada na meritocracia; a dificuldade em aplicar uma justiça diferencialista e a inclusão relacionada às ações sociais compensatórias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent954 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola Justapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJustiça Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExclusãopt_BR
Título: dc.titleEducação inclusiva no contexto escolar: desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da Escola Justapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons