Relatório da Utilização da Plataforma Youtube para uma aprendizagem colaborativa dos Elementos Químicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Paulo Darley Sá de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Otom Anselmo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T13:49:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T13:49:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-21-
identificador: dc.identifier.otherRELATÓRIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584536-
Resumo: dc.description.abstractEste relatório foi focado na necessidade de muitos colegas professores em adaptarem-se à nova realidade das tecnologias de informação, em que muitas vezes é necessário “disputar” a atenção dos alunos com o universo multicolorido e interativo da internet, em oposição às práticas habituais, muitas vezes arraigadas e voltadas a uma perspectiva de transmissão-recepção. Vale ressaltar que alguns fatores contribuem para que o potencial pedagógico de plataformas digitais, a exemplo do Youtube, não seja amplamente aproveitado, como a lentidão no processo de adaptação das escolas em integrar as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) aos processos de ensino-aprendizagem. Há resistência, por parte de docentes e de gestores, em considerar produtos culturais audiovisuais como ferramentas pedagógicas. Assim, normalmente os discentes ficam mais limitados a responder questionamentos apresentados nas atividades e na interpretação “autorizada” pela intermediação do docente, sem abrir espaço para um aproveitamento mais dinâmico dos recursos audiovisuais. Além disso, estruturalmente, as instituições de ensino público não oferecem salas e/ou laboratórios de informática suficientes, seja em número ou em diversidade de tecnologias, o que demonstra, ainda, a pouca relevância dada à aprendizagem a partir de produtos culturais audiovisuais. Algumas orientações contidas no relatório foram desenvolvidas na pesquisa de dissertação de Paulo Darley Sá de Oliveira, do Programa de Mestrado Profissional em Química em rede nacional que está disponível no repositório institucional da UFRN. O campo de estudo foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Fortaleza/CE, da qual o professor-pesquisador faz parte. Com isso, a partir dos estudos realizados, espera-se contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no ambiente escolar, proporcionando, assim, uma potencialização do aprendizado dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,07 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedocxpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Elementos Químicospt_BR
Título: dc.titleRelatório da Utilização da Plataforma Youtube para uma aprendizagem colaborativa dos Elementos Químicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
RELATORIO.docx2,12 MBMicrosoft Word XML/bitstream/capes/584536/2/RELATORIO.docxDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons