Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Paulo Darley Sá de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Otom Anselmo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T13:49:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T13:49:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | RELATÓRIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584536 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este relatório foi focado na necessidade de muitos colegas professores em adaptarem-se à nova realidade das tecnologias de informação, em que muitas vezes é necessário “disputar” a atenção dos alunos com o universo multicolorido e interativo da internet, em oposição às práticas habituais, muitas vezes arraigadas e voltadas a uma perspectiva de transmissão-recepção. Vale ressaltar que alguns fatores contribuem para que o potencial pedagógico de plataformas digitais, a exemplo do Youtube, não seja amplamente aproveitado, como a lentidão no processo de adaptação das escolas em integrar as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) aos processos de ensino-aprendizagem. Há resistência, por parte de docentes e de gestores, em considerar produtos culturais audiovisuais como ferramentas pedagógicas. Assim, normalmente os discentes ficam mais limitados a responder questionamentos apresentados nas atividades e na interpretação “autorizada” pela intermediação do docente, sem abrir espaço para um aproveitamento mais dinâmico dos recursos audiovisuais. Além disso, estruturalmente, as instituições de ensino público não oferecem salas e/ou laboratórios de informática suficientes, seja em número ou em diversidade de tecnologias, o que demonstra, ainda, a pouca relevância dada à aprendizagem a partir de produtos culturais audiovisuais. Algumas orientações contidas no relatório foram desenvolvidas na pesquisa de dissertação de Paulo Darley Sá de Oliveira, do Programa de Mestrado Profissional em Química em rede nacional que está disponível no repositório institucional da UFRN. O campo de estudo foi uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Fortaleza/CE, da qual o professor-pesquisador faz parte. Com isso, a partir dos estudos realizados, espera-se contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no ambiente escolar, proporcionando, assim, uma potencialização do aprendizado dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,07 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | docx | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química, Aprendizagem Colaborativa, Tecnologias de Informação e Comunicação, Elementos Químicos | pt_BR |
Título: dc.title | Relatório da Utilização da Plataforma Youtube para uma aprendizagem colaborativa dos Elementos Químicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RELATORIO.docx | 2,12 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/584536/2/RELATORIO.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons