
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Silvia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Monique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T13:30:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T13:30:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Manual Didático-Pedagógico.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584534 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente Manual Didático-Pedagógico traz uma proposta de estratégias didáticas para a promoção de Aprendizagem Significativa da Tabela Periódica. A pesquisa que possibilitou o desenvolvimento deste material se deu em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Alagoas com alunos da 1a série do Ensino Médio. Tendo sido aplicada uma Sequência Didática com o conteúdo de Tabela Periódica com ênfase na contextualização dos elementos químicos. A necessidade de elaborar este material se justificou pela deficiência do livro didático em relação a aplicação dos elementos químicos no cotidiano, o que contribui para a falta de interesse dos alunos nas aulas e pouca aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta para servir de apoio ao livro didático podendo ser utilizado por professores de química que desejam tornar suas aulas mais atrativas para os alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tabela Periódica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TABELA PERIÓDICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Dissertação de Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MANUAL - SILVIA - 1º ATUALIZAÇÃO.pdf | 4.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584534/2/MANUAL - SILVIA - 1º ATUALIZAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons