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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Motta, Silvia Conceição Longuin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T14:02:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T14:02:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584533 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No Brasil, a partir de 2008, a Sociologia disseminou-se para um público juvenil muito maior, indo além do ensino superior. A sua reinserção no currículo do Ensino Médio passou a exigir que novas metodologias de ensino fossem mobilizadas no sentido de ressignificar a teoria sociológica e a prática escolar. Tudo isso, num contexto socialmente dinâmico, politicamente adverso e economicamente cada vez mais desigual, além das peculiaridades dos retrocessos pelos quais perpassaram as políticas públicas educacionais após a publicação da Lei nº 13.415/2017. Uma das mais importantes características da educação e, sem dúvida, um dos maiores desafios dos educadores está no ato de ensinar. Em face desta realidade e dessas concepções é que escolhemos o Projeto “Escola dá Vida” como objeto de análise dessa dissertação. Esse projeto que foi implantado há onze anos no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia/PR, partiu de uma proposta de metodologia de ensino e de metodologia de pesquisa diferenciadas, por proporcionar aos alunos do Ensino Médio maiores possibilidades de participação no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia. Neste percurso, partindo da observação científica da própria prática docente, elegemos como problema de pesquisa: reescrever sociologicamente estes onze anos do Projeto “Escola dá Vida” (2008-2019), de modo que pudéssemos, por meio da observação participante, das entrevistas com os jovens do Ensino Médio, dos relatos de alguns profissionais envolvidos e dos depoimentos dos egressos dimensionar a abrangência socioeducacional deste Projeto, dentro e fora da sala de aula, buscando apreender seus efeitos, sobretudo, para as juventudes protagonistas neste processo. Neste contexto atual de significativos retrocessos político- curriculares no Brasil, compreendemos tal iniciativa didático-pedagógica como uma proposta teóricometodológica que contribui para firmar a relevância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Trata-se de uma iniciativa didático-pedagógica que busca proporcionar ao estudante significativas possibilidades de aprendizagem sociológica, fazendo-o perceber-se sujeito de sua história, ativo no processo ensino e aprendizagem quando desafiado em situações concretas dentro e fora da escola. Assim, o Projeto buscou demonstrar que pode contribuir para despertar nos estudantes a imaginação sociológica, possibilitando-os uma formação mais crítica, criando novas disposições, ao mobilizar diferentes saberes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de Ensino e Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Título: dc.title | 'Escola Dá Vida": Uma metodologia de Ensino de Sociologia em Rolândia/PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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UEL - SILVIA C. L. MOTTA - Dissertação.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584533/2/UEL - SILVIA C. L. MOTTA - Dissertação.pdfDownload | |
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