Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Sandra Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T13:49:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T13:49:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584532 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa as trajetórias de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Dr. Antonio Pereira Lima, localizado no Distrito Panema, município de Santa Mariana - Paraná. São estudantes que a despeito do local de moradia, condições socioeconômicas, culturais e educacionais de um município rural, lograram chegar à universidade. Neste quadro, buscou-se compreender como são construídas as trajetórias de Sucesso de alunos em que o imaginário social corrente os condena ao Fracasso Escolar e a impossibilidade de ter acesso ao ensino superior, que, historicamente, constitui um privilégio das classes dominantes. A pesquisa é de cunho qualitativo, complementada com dados estatísticos, tendo como fontes de coleta de dados documentos escolares, denominados de Relatórios Finais e questionários aplicados aos alunos do ensino médio (2012-2018) que ingressam no ensino superior público e os seus professores. Portanto, os alunos e os professores são os sujeitos desta pesquisa e, para análise dos dados, usamos basicamente o aporte teórico de Charlot (1996, 2000, 2001, 2005, 2013), Lahire (1997), Forquin (1995), Bourdieu (1998 a; b; c e d, 2003, 2009, 2011) em diálogo com outros autores. Forquin (1995) afirma que há uma tendência de que as desigualdades de Sucesso Escolar sejam atribuídas às desigualdades culturais entre diferentes grupos. Desta forma, a problemática da pesquisa questiona como os estudantes dos meios populares romperam os condicionantes socioconômicos, culturais e educacionais que dificultam estas classes sociais até mesmo de almejar o ingresso ao ensino superior. O estudo revela que entre os alunos, existem grupos heterogêneos e que o Sucesso Escolar dos mesmos pode ser atribuído à diferentes questões, tais como: a) a influência das famílias, que mesmo não dispondo dos capitais culturais valorizados pela escola, desenvolveram estratégias para o êxito escolar dos filhos; b) à escola, aos professores, à relação com o saber e a motivação e mobilização pessoal; c) a importância das políticas públicas de democratização e interiorização do ensino superior no Brasil, e dos programas de assistência estudantil com bolsas, subsídios e a oferta de estágios remunerados que contribuem para a permanência dos sujeitos dos meios populares nas universidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias escolares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
Título: dc.title | Do campo à universidade: estudo sobre a trajetória dos estudantes do Colégio Estadual do Campo de Panema, Santa Mariana -PR (2012-2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UEL - SANDRA APª BATISTA - Dissertação.pdf | 2,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584532/2/UEL - SANDRA APª BATISTA - Dissertação.pdfDownload | |
SANDRA- termo de concessão.docx | 13,07 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/584532/3/SANDRA- termo de concessão.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons