Juventudes no Ensino Médio: Produção de vídeos como recurso metodológico para o ensino de Sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Katie Fabiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T12:42:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T12:42:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584526-
Resumo: dc.description.abstractO objeto desta pesquisa são os jovens estudantes do Ensino Médio público, no município de Cambé, e objetiva-se (re)pensar suas identidades juvenis em interface com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as possibilidades de mediar o processo ensino-aprendizagem em Sociologia através desse universo. Os estudantes estão inseridos na modernidade líquida (BAUMAN, 2001) e tem como marcas a efemeridade, a individualidade e a fluidez em todos os aspectos da vida social. Neste contexto, outro fenômeno se evidencia: a negação da verdade, a irreflexão e, ao mesmo tempo, uma indiferença com relação aos fatos. Essa nova consciência líquido-moderna é a consciência da pós-verdade (TESICH, 1992), um culto às crenças e paixões individuais, projetadas a longo alcance, de tal modo a criar comunidades que compartilham das mesmas crenças e sentimentos. O ciberespaço (LEVY, 1997) torna-se um lugar próprio deste contexto, haja vista suas características fluidas e de informações constantes, bem como, das Redes Sociais (RECUERO, 2009). Assim, pensar o ensino de Sociologia para os jovens estudantes é pensar em experiências de ensinagem (ANASTASIOU, 2002) e de metodologias ativas (MORAN, 2015) que sejam capazes, em um contexto de irreflexão, de despertar o pensamento crítico e a reflexão sobre a realidade que se insere. Diante disso, problematizou-se os usos que essas juventudes fazem nas NTIC e as possibilidades para o ensino de Sociologia através deste “universo digital”. A pesquisa ocorreu em 2019 e combinou os métodos quantitativo e qualitativo – por meio de um questionário semiestruturado, pôde-se compreender as interfaces dos jovens estudantes com as NTIC, através do uso das redes sociais e da influência dos Youtubers em suas experiências online e de aprendizagem; em um segundo momento, propôs-se uma experiência didática através da produção de vídeos, quando realizou-se uma observação participante. A análise dos vídeos que resultaram desta experiência didático-metodológica evidenciou que, apesar de alguns percalços, os estudantes conseguiram desenvolver processos de reflexão sobre a realidade que vivem, perpassando a desnaturalização e o estranhamento do meio, de forma a desenvolver o pensamento crítico. Os resultados apontam para a importância de considerar o potencial das NTIC como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia em uma perspectiva que centre o processo nos jovens estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNTICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModernidade Líquidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-Verdadept_BR
Título: dc.titleJuventudes no Ensino Médio: Produção de vídeos como recurso metodológico para o ensino de Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons