A contextualização nas diferentes tendências pedagógicas e as práticas de ensino dos (as) docentes de Sociologia

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBovo, Josimara Aparecida de Azevedo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T12:28:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T12:28:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-11-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584525-
Resumo: dc.description.abstractA contextualização torna-se além de uma etapa fundamental nos procedimentos didáticos, um elemento constitutivo do método de análise da sociologia. Ela é um termo amplamente utilizado em vários significados e quanto na educação, que é o foco na presente pesquisa, encontra-se em vários documentos norteadores da educação brasileira, mas deixa margem a indagação de como contextualizar. Para o estudo do conceito de contextualização foi possível analisando a mesma como uma das etapas dos procedimentos didáticos originários das diferentes teorias pedagógicas em dialogo com a perspectiva sociológica e diante das práticas didáticas dos docentes de Sociologia. Sendo assim, mobilizamos as perspectivas teóricas de diferentes autores com o objetivo geral de identificar como ocorre a contextualização nas aulas de sociologia no Ensino Médio, e como os (as) docentes interpretam as propostas pedagógicas orientadoras de suas práticas na etapa denominada de contextualização, assim como responder as questões norteadoras: como as diferentes propostas pedagógicas definem a etapa da contextualização no método de ensino e nos procedimentos didáticos? Como os documentos oficiais definem e o que propõem como contextualização? Como os (as) docentes que ministram sociologia no ensino médio interpretam e praticam a etapa da contextualização nos procedimentos didáticos em sala de aula? Tais autores como Gasparin (2012), Prado (2015), Silva (1999) Forquin (2000), Ricardo (2005) Saviani (1983) Libâneo (1994) Luckesi (1999) Martins (2018), Fernandes (2008), Mills (1982), Bauman (1977). À luz desses autores estudamos os documentos orientadores do Ensino Médio, tais como as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Básica (1998 e 2013), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (2008). Ainda para alcance do proposto, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores que estavam ministrando aulas de sociologia da rede estadual de Ivaiporã/PR. Podemos demonstrar que os (as) docentes de sociologia interpretam e praticam diferentes perspectivas pedagógicas, mas que valorizam a etapa de contextualização no processo de ensino-aprendizagem em diferentes momentos como ora do ensino, ora da aprendizagem e do conhecimento, como forma de acionar a imaginação sociológica dos estudantes e de legitimar os conhecimentos de sociologia desde a realidade mais próxima dos estudantes em que será através da avaliação que se confirma tal acionamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent941 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContextualização do ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTendências pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleA contextualização nas diferentes tendências pedagógicas e as práticas de ensino dos (as) docentes de Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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