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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Gabriella Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Jacyene Melo de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T11:38:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T11:38:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=NOlhXAUfgFU&feature=youtu.be&ab_channel=GabriellaPereira | - |
identificador: dc.identifier.other | Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar: uma rede cooperativa entre educação e saúde | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584523 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Serviço de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD), também denominado Classe Hospitalar/ Classe Domiciliar, é uma realidade evidenciada em várias instituições de saúde e Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) no Brasil e no mundo. Este serviço se configura em espaços que possuem uma forma alternativa de organização e oferta de ensino que fora estabelecida para assegurar a oferta da educação às crianças e adolescentes, mesmo em face ao adoecimento e tratamento médico hospitalar. As políticas públicas que versam sobre a Educação Especial subsidiam e legitimam a oferta do AEHD no Brasil. Em alguns estados, é possível identificar a proposição e efetivação de políticas públicas próprias para este serviço, atendendo às características e demandas específicas de cada região. Para a promoção da continuidade dos programas escolares em instituições de saúde e OSC’s, pressupõe-se, ainda que como um ideal a ser alcançado, uma parceria efetiva e significativa entre a Classe Hospitalar/Domiciliar, a família e a escola de origem do estudante. Estes entes formam assim uma rede de cooperação cujo objetivo é assegurar o acesso, a permanência, a efetivação do processo de ensino-aprendizagem de maneira inclusiva e adaptada, bem como a reinserção à escola de origem observada as condições clínicas e psicoemocionais do estudante ao fim do seu tratamento de saúde. Contudo, na realidade, o que se observa é que ainda há um gap substancial que perpassa a relação de cooperação entre a rede supracitada, sobretudo no que tange a sistematização da comunicação e partilha entre a equipe pedagógica hospitalar/domiciliar e a equipe pedagógica da escola de origem do aluno. Mas, o que distancia a prática pedagógica ideal da real? Ocorre que a práxis educativa em ambiência hospitalar/domiciliar ainda é uma temática pouco explorada pela comunidade educativa. Para adequar o real ao ideal é preciso além de sensibilizar, também fundamentar teoricamente os profissionais que fazem parte deste processo. A fragilidade acerca do conhecimento em torno desta temática, ocasiona um déficit considerável na compreensão e, consequentemente no cumprimento dos deveres que cabem tanto à escola quanto ao AEHD. Estas implicações podem ser evidenciadas diante das dificuldades relatadas por professores hospitalares no tocante a solicitação de realização e/ou manutenção da matrícula escolar, na flexibilização da avaliação de aprendizagem na forma e no tempo e, sobretudo na articulação sistemática entre as equipes pedagógicas para a adequação do currículo e planejamento acadêmico. Considerando estas implicações, propomos a elaboração de um Objeto de Aprendizagem que se refere a produção e disponibilização de um vídeo cujo conteúdo objetiva apresentar o AEHD à comunidade escolar, disseminar o conhecimento acerca deste, bem como estimular o trabalho em rede cooperativa entre os entes, potencializando qualitativamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em situação de adoecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4min56s (quatro minutos e cinquenta e seis segundos) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Link de vídeo MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização Hospitalar e Domiciliar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cooperação Educação e Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica Integrada | pt_BR |
Título: dc.title | Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar: uma rede cooperativa entre educação e saúde | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Especial - PPGEEsp | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Materiais e objetos educacionais na perspectiva da Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
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