O GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-UERRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, Alcinda Souza Muniz-
Autor(es): dc.contributor.authorMUSSATO, Solange-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-01T18:46:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-01T18:46:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.uerr.edu.br/ppgec/wp-content/uploads/2020/11/Produto-Educacional-2020-Alcinda-de-Souza_1.pdf-
identificador: dc.identifier.otherO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584516-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional (PE) aqui apresentado é uma Sequência Didática1 (SD) desenvolvida no percurso de uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR), intitulada “O uso do GeoGebra na resolução de problemas de geometria espacial: uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental”. Essa pesquisa foi desenvolvida objetivando possibilitar um processo de ensino de Geometria Espacial por meio da resolução de problemas com auxílio de uma tecnologia digital (TD), o software GeoGebra. Assim investigamos o desenvolvimento da habilidade “Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais - (EF04MA17)”, preconizada na BNCC (BRASIL, 2018, p. 290). O PE “O GeoGebra no ensino de Geometria Espacial por meio da Resolução de Problemas”, apresenta uma sequência de tarefas, com o uso dos recursos do software GeoGebra. São tarefas pensadas e sequenciadas para promover o ensino por meio da dinamicidade e interatividade proporcionada pelo uso de uma TD. Trata-se de uma SD desenvolvida especialmente para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e para professores que se propõem a buscar novas formas de ensinar por meio das TD, visto que os alunos são parte do mundo tecnológico. A escolha do software GeoGebra deu-se em função de propor dinamicidade e fácil manuseio, além de ser um software livre, gratuito e de fácil instalação. Seus recursos permitem, por exemplo, criar figuras geométricas bi e tridimensionais, além de mover, arrastar objetos dinamicamente, permite movimentação sob diversos ângulos e planifica objetos espaciais construídos. Acreditamos que esse PE é um diferencial que pode vir a auxiliar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática e precisam de apoio para iniciar uma metodologia dinâmica que atenda as reais necessidades dos alunos desta geração. Faz-se necessário deixar de lado a tecnologia estática, onde os alunos encontram-se fadados e optar por uma tecnologia dinâmica, a qual já é parte do contexto dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,41MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePRODUTO EDUCACIONAL EM FORMATO DE LIVRETOpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra; Resolução de Problemas; Geometria Espacialpt_BR
Título: dc.titleO GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIENCIASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons