Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina / ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Regiane Galdino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T13:24:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T13:24:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584513 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política do governo federal que oferta, de forma gratuita, obras didáticas, pedagógicas e literárias, bem como outros materiais de apoio à prática educativa para as escolas públicas de educação básica. Esta pesquisa analisa os livros didáticos de Sociologia (LDSs) aprovados no PNLD 2018, com o intuito de compreender como as questões de gênero são abordadas e relacionadas com teorias e conceitos sociológicos mobilizados na disciplina de Sociologia, em especial nos conteúdos referentes à família, trabalho e Estado. Para as análises produzidas nesses conteúdos, referente à metodologia, utilizou-se a linha teórica pós-estruturalista, com abordagem qualitativa, dispondo do método da análise de conteúdo com ênfase na utilização do arcabouço teórico feminista. Com o intuito de avançar nas discussões sobre as questões de gênero na disciplina de Sociologia, propõe-se a construção de uma Unidade Didática (UD) para formação continuada de professoras (es) de sociologia do ensino médio. O objetivo da UD é favorecer situações de aprendizagem através do arcabouço teórico feminista e da pesquisa realizada nos LDSs, uma estratégia pedagógica que visa proporcionar a possibilidade de adotar uma perspectiva analítica nas categorias de gênero no conteúdo da disciplina de Sociologia. As análises dos LDSs, no conteúdo de forma geral identificaram avanços nas discussões referentes a categorias de gênero (classe, sexualidade, etnia-raça, religião, orientação sexual, etc.), porém nos capítulos analisados nesta pesquisa, (família, trabalho e Estado), o conceito de gênero, precisaria ser mobilizado de forma analítica. A análise dos LDSs realizada nesta pesquisa, propõe a adoção de uma perspectiva analítica de gênero nos conteúdos de forma geral para diminuir a tendência da utilização das desigualdades de gênero somente para exemplificar conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questões de Gênero no Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018: Análises desde a desigualdade de gênero e uma proposta de unidade didática para formação docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons