Livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018: Análises desde a desigualdade de gênero e uma proposta de unidade didática para formação docente

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Regiane Galdino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T13:24:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T13:24:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584513-
Resumo: dc.description.abstractO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política do governo federal que oferta, de forma gratuita, obras didáticas, pedagógicas e literárias, bem como outros materiais de apoio à prática educativa para as escolas públicas de educação básica. Esta pesquisa analisa os livros didáticos de Sociologia (LDSs) aprovados no PNLD 2018, com o intuito de compreender como as questões de gênero são abordadas e relacionadas com teorias e conceitos sociológicos mobilizados na disciplina de Sociologia, em especial nos conteúdos referentes à família, trabalho e Estado. Para as análises produzidas nesses conteúdos, referente à metodologia, utilizou-se a linha teórica pós-estruturalista, com abordagem qualitativa, dispondo do método da análise de conteúdo com ênfase na utilização do arcabouço teórico feminista. Com o intuito de avançar nas discussões sobre as questões de gênero na disciplina de Sociologia, propõe-se a construção de uma Unidade Didática (UD) para formação continuada de professoras (es) de sociologia do ensino médio. O objetivo da UD é favorecer situações de aprendizagem através do arcabouço teórico feminista e da pesquisa realizada nos LDSs, uma estratégia pedagógica que visa proporcionar a possibilidade de adotar uma perspectiva analítica nas categorias de gênero no conteúdo da disciplina de Sociologia. As análises dos LDSs, no conteúdo de forma geral identificaram avanços nas discussões referentes a categorias de gênero (classe, sexualidade, etnia-raça, religião, orientação sexual, etc.), porém nos capítulos analisados nesta pesquisa, (família, trabalho e Estado), o conceito de gênero, precisaria ser mobilizado de forma analítica. A análise dos LDSs realizada nesta pesquisa, propõe a adoção de uma perspectiva analítica de gênero nos conteúdos de forma geral para diminuir a tendência da utilização das desigualdades de gênero somente para exemplificar conteúdo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticos de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestões de Gênero no Ensino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUnidade Didáticapt_BR
Título: dc.titleLivros didáticos de Sociologia do PNLD 2018: Análises desde a desigualdade de gênero e uma proposta de unidade didática para formação docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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