Mediações pedagógicas das percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre conflitos no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrina / ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPeretti, Rafael Magalhães Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T13:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T13:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção Pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584512-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no contexto específico de determinada escola pública londrinense, na qual desempenhei o trabalho de professor de Sociologia, com o objetivo de compreender a percepção dos alunos sobre como ocorrem os diferentes tipos de conflitos ocorridos no espaço-tempo das aulas que participam e como podem influenciar a experiência de escolarização, as relações dos alunos com o conhecimento escolar, as relações interpessoais entre os alunos e com os professores, considerando a hipótese de que os conflitos em sala de aula podem se desdobrar em violências ou em atos pedagógicos (aprendizado). As relações entre os conflitos e as violências ou aprendizado decorrentes destes em sala de aula serão investigadas a partir dos elementos fornecidos pela realização de uma etnografia estruturada pela análise de registros feitos através da observação participante e pela realização de grupos focais com os alunos. Através desta metodologia almeja-se compreender as percepções sobre conflitos elaboradas por alunos desta escola e os efeitos práticos (integração/exclusão social, evasão, posição hierárquica no campo) na experiência escolar destes na dimensão do relacionamento cotidiano em sala de aula, das relações estabelecidas com o conhecimento e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam que estes conflitos não podem ser ignorados e precisam ser repensados individual e coletivamente, com a necessidade de mudanças práticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConflitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor- alunopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPercepçõespt_BR
Título: dc.titleMediações pedagógicas das percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre conflitos no ambiente escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons