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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA FILHO, Damião Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-02T12:35:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-02T12:35:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | DAMIÃOALVESSIQUEIRAFILHOPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584510 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro didático ocupa lugar central no processo de ensino e aprendizagem escolar e também na indústria cultural brasileira, que movimenta altos volumes financeiros, principalmente através do PNLD. Muitas vezes sendo o único recurso utilizado em sala de aula e visto como detentor de verdades absolutas, desenvolve nos estudantes uma aprendizagem acrítica, unilateral e desvinculada de sua realidade. Esta pesquisa busca analisar a relação entre o conhecimento histórico e ensino de história escolar, bem como a apropriação do conteúdo sobre a Antiguidade Clássica Romana. Investigaremos como se reproduzem as tendências historiográficas nos livros didáticos escolares, ressaltando a forma como o conteúdo da História Antiga é abordado e apresentado, especialmente no livro Historiar 6. Os objetivos específicos foram: a) compreender as relações entre os historiadores e suas fontes; b) explicar a apropriação da História Antiga no Brasil e sua abordagem nos livros didáticos; c) analisar o estudo da civilização romana presente no livro didático Historiar 6 e comparar com a análise da coleção Historiar presente no guia PNLD 2017; d) desenvolver novas propostas de abordagens metodológicas. Definimos nosso material de pesquisa diante de uma metodologia que associa o estudo das transformações ocorridas nas últimas décadas, tanto na historiografia acadêmica quanto na história escolar, analisando a abordagem utilizada pelos manuais didáticos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.001 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Antiga Romana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fontes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
Título: dc.title | O CONTEÚDO DE HISTÓRIA ANTIGA DE ROMA NO LIVRO DIDÁTICO: AVALIAÇÃO E NOVAS PROPOSTAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DAMIAOALVESSIQUEIRAFILHOPROFHISTORIAUEM.pdf | 10 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584510/2/DAMIAOALVESSIQUEIRAFILHOPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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