O CONTEÚDO DE HISTÓRIA ANTIGA DE ROMA NO LIVRO DIDÁTICO: AVALIAÇÃO E NOVAS PROPOSTAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA FILHO, Damião Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-02T12:35:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-02T12:35:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-30-
identificador: dc.identifier.otherDAMIÃOALVESSIQUEIRAFILHOPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584510-
Resumo: dc.description.abstractO livro didático ocupa lugar central no processo de ensino e aprendizagem escolar e também na indústria cultural brasileira, que movimenta altos volumes financeiros, principalmente através do PNLD. Muitas vezes sendo o único recurso utilizado em sala de aula e visto como detentor de verdades absolutas, desenvolve nos estudantes uma aprendizagem acrítica, unilateral e desvinculada de sua realidade. Esta pesquisa busca analisar a relação entre o conhecimento histórico e ensino de história escolar, bem como a apropriação do conteúdo sobre a Antiguidade Clássica Romana. Investigaremos como se reproduzem as tendências historiográficas nos livros didáticos escolares, ressaltando a forma como o conteúdo da História Antiga é abordado e apresentado, especialmente no livro Historiar 6. Os objetivos específicos foram: a) compreender as relações entre os historiadores e suas fontes; b) explicar a apropriação da História Antiga no Brasil e sua abordagem nos livros didáticos; c) analisar o estudo da civilização romana presente no livro didático Historiar 6 e comparar com a análise da coleção Historiar presente no guia PNLD 2017; d) desenvolver novas propostas de abordagens metodológicas. Definimos nosso material de pesquisa diante de uma metodologia que associa o estudo das transformações ocorridas nas últimas décadas, tanto na historiografia acadêmica quanto na história escolar, analisando a abordagem utilizada pelos manuais didáticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.001 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Antiga Romanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfontespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Título: dc.titleO CONTEÚDO DE HISTÓRIA ANTIGA DE ROMA NO LIVRO DIDÁTICO: AVALIAÇÃO E NOVAS PROPOSTASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons